Bodas, conheça o significado dos aniversários de casamento ano a ano até os 75 anos

Originário do latim, o termo boda (pronuncia-se bôda) significa promessa. O nome é usado nas celebrações dos aniversários de casamento, e cada ano tem um significadOriginário do latim, o termo boda (pronuncia-se bôda) significa promessa. O nome é usado nas celebrações dos aniversários de casamento, e cada ano tem um significado, representado por um material – pode ser um metal, uma pedra preciosa, e até flor – que simboliza a nova etapa na vida do casal. Conheça a lista com as bodas de casamento até 75 anos e dicas para comemorar em datas especiais.o, representado por um material – pode ser um metal, uma pedra preciosa, e até flor – que simboliza a nova etapa na vida do casal. Conheça a lista com as bodas de casamento até 75 anos e dicas para comemorar em datas especiais.

1 ano: Bodas de Papel – O primeiro aniversário de casamento é representado pelas Bodas de Papel. Vale comemorar com um jantar romântico no restaurante favorito do casal.

2 anos: Bodas de Algodão – O algodão é uma fibra macia, confortável. Talvez por isso tenha sido escolhido para representar o conforto após o período de adaptação.

3 anos: Bodas de Trigo ou Couro – O trigo representa fartura e prosperidade. Já o couro é um material nobre que também simboliza fartura e união.

4 anos: Bodas de Flores e Frutas ou Cera – Três elementos: as flores representam cuidado com a relação; frutas indicam vitalidade e a cera maleabilidade.

5 anos: Bodas de Madeira ou Ferro – São as bodas da durabilidade. ‘Faça um jantar de comemoração com os padrinhos’, sugere a consultora de casamentos Carol D’Angelo.

6 anos: Bodas de Perfume ou Açúcar – O doce sabor da vida se alia ao aroma de felicidade, e assim o perfume e o açúcar foram escolhidos para marcar os 6 anos de vida a dois.

7 anos: Bodas de Lã ou Latão – Nesta etapa, a união está mais resistente, como a liga metálica, e o casal se sente confortável, tal qual a fibra natural.

8 anos: Bodas de Papoula ou Barro – Os 8 anos são marcados pela papoula, associada ao rejuvenescimento e à fertilidade, e o barro, cuja principal característica é ser maleável

9 anos: Bodas de Cerâmica ou Vime – A delicadeza e aparente fragilidade do vime se unem à força e estabilidade da cerâmica e simbolizam os 9 anos de união matrimonial.

10 anos: Bodas de Estanho – Conhecido por ser maleável, o estanho indica o que leva uma relação pra frente. Comemore a data com aquela viagem dos seus sonhos.

11 anos: Bodas de Aço – O elemento que garante estabilidade foi escolhido para a 11ª comemoração. Mesmo sob forte impacto, o aço deforma, mas não se rompe.

12 anos: Bodas de Ônix – Suavidade, sutileza, riqueza e cuidado na relação são a simbologia da pedra que significa lealdade e fidelidade.

13 anos: Bodas de Renda ou Linho – Uma das tradições na comemoração das bodas é presentear com o material correspondente, Neste caso, o linho e a renda.

14 anos: Bodas de Marfim – A lógica dos materiais associados às bodas é que quanto mais tempo o casal permanece junto, mais nobre é o elemento.

15 anos: Bodas de Cristal – Quinze anos merecem uma comemoração especial, como um final de semana num resort ou spa paradisíaco, diz a consultora Carol D’Angelo.

16 anos: Bodas de Turmalina – As turmalinas (podem ser rosa, azul, verde, melancia ou preta) acabam com medos e condições negativas da vida.

17 anos: Bodas de Rosa – No aniversário de 17 anos de casamento, é hora de caprichar no buquê de rosas, a flor que é o símbolo universal do amor.

18 anos: Bodas de Turquesa – A pedra protege contra poluição de ambientes. É considerada sagrada para os budistas tibetanos.

19 anos: Bodas de Água-marinha ou Cretone – Uma das pedras mais belas, a água-marinha traz paz e alegria aos relacionamentos e suaviza os problemas emocionais.

20 anos: Bodas de Platina – Que tal marcar os 20 anos de vida matrimonial com uma sessão de fotos do casal? Escolha um lugar especial e deixem-se clicar!.

21 anos: Bodas de Zircão – Simbolizando a 21ª comemoração, o zircão, da família da zircônia, é um mineral notável de coloração natural, substituto popular do diamante.

22 anos: Bodas de Louça – O material é interpretado como um vasilhame onde se pode acomodar líquidos ou sólidos. Significa que o casal suporta muitas coisas junto

23 anos: Bodas de Palha – A palha tem diversos usos, desde o artesanato até como combustível. Indica que marido e mulher podem construir muitas coisas pela frente.

24 anos: Bodas de Opala – A pedra é usada para reviver lembranças e faz com que a beleza interior aflore. Não chega a ter uma cor definida.

25 anos: Bodas de Prata – ‘Hora de renovar os votos e fazer uma festa de arromba’, diz Carol D’Angelo. É costume trocar a aliança por uma nova.

26 anos: Bodas de Alexandrita – Se seu marido for um romântico convicto, poderá surpreender com uma bela joia preciosa e de grande valor.

27 anos: Bodas de Crisopázio – A pedra que marca o 27º aniversário é a variedade mais valiosa do quartzo cripto/microcristalino. Vale mais uma joia para a esposa.

28 anos: Bodas de Hematita – Frequentemente chamada de diamante-negro, a pedra que representa os 28 anos de união é conhecida por aumentar a coragem.

29 anos: Bodas de Erva – Quem nunca recorreu a um chazinho para a cura de problemas físicos, emocionais ou espirituais?

30 anos: Bodas de Pérola – Para coroar o aniversário de 30 anos, duas sugestões: um belo colar para a esposa e uma viagem para a Disney com os filhos e netos.

31 anos: Bodas de Nácar – O nácar, substância dura e rica em calcário, produzida por alguns moluscos, é o elemento escolhido para marcar a 31ª boda.

32 anos: Bodas de Pinho – O aroma balsâmico do pinho empresta seu significado para as bodas de 32 anos. Para os celtas da Irlanda, era a árvore do nascimento.

33 anos: Bodas de Crizo – O crizo (ou crizopala) ficou conhecido pelos gregos como pedra de ouro. Suas cores variam do amarelo ao verde.

34 anos: Bodas de Oliveira – A árvore que é símbolo da paz foi escolhida para marcar o 34º aniversário de casamento. Na Bíblia, é citada como a árvore sagrada.

35 anos: Bodas de Coral – Mais uma data que merece comemoração animada. Convide a família e os amigos e faça uma festa temática, tipo tropical ou vintage.

36 anos: Bodas de Cedro – A árvore de grande porte, que pode atingir de 20 a 25 metros só no tronco, representa a solidez de uma união que chega aos 36 anos.

37 anos: Bodas de Aventurina – Outra pedra, uma espécie de quartzo colorido ou esverdeado, é o símbolo dos casamentos que completam 37 anos.

38 anos: Bodas de Carvalho – Um dos principais usos do carvalho é a fabricação de barris, que permitem uma eficiente armazenagem de bebidas, especialmente vinho.

39 anos: Bodas de Mármore – Tantos anos pressupõem que o casal já passou por muitas situações e que um polimento faz a relação voltar a brilhar como um mármore.

40 anos: Bodas de Esmeralda – Não é pra qualquer um. Por isso, nada como comemorar em grande estilo, a bordo de um elegante cruzeiro.

41 anos: Bodas de Seda – A mais valiosa mercadoria da China na antiguidade, o fio delicado e brilhante resulta do trabalho minucioso do bicho-da-seda.

42 anos: Bodas de Prata Dourada – Nem tão amarela quanto o ouro e nem tão cinza quanto à prata. Esse é o tom da comemoração dos 42 anos de casamento.

43 anos: Bodas de Azeviche – A gema orgânica, produzida por plantas ou animais, assim como as pérolas, o coral ou o marfim, representa comprometimento.

44 anos: Bodas de Carbonato – A natureza inspirou a escolha dos elementos que simbolizam as comemorações das bodas de casamento.

45 anos: Bodas de Safira ou Platina – Muito difícil de oxidar, sólida, maleável e altamente estável é a platina, que junto com a safira marca o 45º aniversário.

46 anos: Bodas de Alabastro – Escolhido como símbolo dos 46 anos de vida a dois, o alabastro é uma espécie de mármore branco, translúcido e suscetível ao polimento.

47 anos: Bodas de Jaspe – A pedra da boda de 47 anos é dura e opaca, e se apresenta na natureza normalmente na cor vermelha.

48 anos: Bodas de Granito – Uma união é composta por inúmeros elementos – amor, amizade, cumplicidade, companheirismo – assim como o granito, fruto de associações variadas.

49 anos: Bodas de Heliotrópio – O mineral é também conhecido como a pedra do sangue. É um poderoso curador, ajuda a purificar e limpar o organismo.

50 anos: Bodas de Ouro – Uma das comemorações mais tradicionais. A data merece uma grande festa, com renovação dos votos e troca de alianças.

51 anos: Bodas de Bronze – A grande popularidade do metal se deve à sua enorme resistência estrutural, a não corrosão atmosférica e à facilidade de fundição.

52 anos: Bodas de Argila – O elemento foi uma das primeiras formas de medicina natural conhecidas pelo homem, por suas virtudes terapêuticas.

53 anos: Bodas de Antimônio – O mineral que pode ser trabalhado para formar o modelo que se deseja mostra que a maleabilidade é tudo numa relação.

54 anos: Bodas de Níquel – O símbolo dos 54 anos de união é um metal branco prateado, usado como catalisador. Dele são feitas as moedas.

55 anos: Bodas de Ametista – É a pedra da espiritualidade e evolução da alma por meio do amor incondicional. Perfeita para quem atingiu a histórica data.

56 anos: Bodas de Malaquita – Um dos minerais mais antigos, usado há milhares de anos por suas propriedades transformadoras. Cleópatra utilizava pó de malaquita como cosmético.

57 anos: Bodas de Lápis Lazuli – A pedra preciosa favorece a clareza mental, o senso de força e vitalidade, amplia o pensamento e atrai a verdade.

58 anos: Bodas de Vidro – Sólido, porém transparente e frágil, o material representa que, apesar dos anos de convivência, a relação só se mantém quando bem cuidada.

59 anos: Bodas de Cereja – O suco de cereja é de tão intenso sabor e cor que segundo algumas tradições é comparado ao primeiro gosto do amor.

60 anos: Bodas de Diamante – Marca histórica para muitos casais, a data merece uma comemoração com filhos, netos e amigos. E claro, uma bela joia!.

61 anos: Bodas de Cobre – Dizem as tradições que o cobre nativo foi o primeiro metal usado pelo homem. A liga tem múltiplas aplicações na indústria.

62 anos: Bodas de Âmbar (ou Telurita) – A pedra âmbar é uma resina fóssil formada por árvores há milhões de anos. A resina que a constitui tinha intuito defensivo.

63 anos: Bodas de Sândalo ou Lilás – As árvores demoram entre 50 e 80 anos para atingir sua plena maturidade. Sua fragrância duradoura só melhora com o tempo.

64 anos: Bodas de Rodocrosita – A pedra de cor avermelhada deve o seu valor às lendas indígenas. Os índios a veneravam como pedra do amor.

65 anos: Bodas de Pérola Negra – Lindas e exóticas, as pérolas negras são as mais raras pérolas encontradas na natureza.

66 anos: Bodas de Ébano – Madeira nobre e na maior parte das vezes muito escura e densa. Tem origem africana e está ficando cada vez mais rara.

67 anos: Bodas de Neve – A neve é um fenômeno de extrema beleza cênica, tanto quanto a união de duas pessoas que chega a 67 anos de vida a dois.

68 anos: Bodas de Chumbo – Conhecido desde a antiguidade, o chumbo é usado pelos humanos por, pelo menos, sete mil anos. É altamente maleável.

69 anos: Bodas de Mercúrio – Uma das características do mercúrio é estabelecer liga com muitos outros metais, assim como um casal que permanece o elo da família.

70 anos: Bodas de Vinho – A analogia é simples: alguns vinhos ficam melhores quanto mais envelhecidos. Muitos chegam a ser mais valiosos que um diamante.

71 anos: Bodas de Zinco – Elemento químico essencial para o corpo humano, o zinco é o metal mais eficiente para proteção do ferro e do aço contra corrosão.

72 anos: Bodas de Aveia – Seu cultivo remonta a tempos imemoriais. Descobertas arqueológicas revelaram sua utilização em povoados pré-históricos.

73 anos: Bodas de Mogno – A árvore de grandes proporções, que pode chegar a alturas entre 25 e 30 metros, representa a união longa e duradoura.

74 anos: Bodas de Macieira – A macieira é a árvore de fruto que há mais tempo é cultivada pelo homem. As maçãs podem ser consumidas o ano inteiro.

75 anos: Bodas de Brilhante – Com a expectativa de vida crescendo, é possível que muitos casais cheguem a esta marca. A comemoração? Um belo almoço em casa com toda a família.

 Fonte: Renata Ribeiro – Especial para o iG São Paulo


Compartilhe:

Comentários: