Caixa eletrônico é explodido e polícia prende cinco pessoas, na Bahia

Ação aconteceu na madrugada desta quinta-feira (9), em Baianópolis.
Polícia prendeu com suspeitos, explosivos, munições de fuzil.

Um caixa eletrônico foi explodido na madrugada desta quinta-feira (9), na cidade de Baianópolis, a 828 km de Salvador. Segundo a polícia, um dos suspeitos de participar da ação foi preso na cidade de Angical. Ele ficou sob diligência com os policiais, em busca dos outros suspeitos de participarem da ação. No início da manhã, outros quatro suspeitos foram presos, com eles a polícia apreendeu explosivos, munições de fuzil e carros roubados.

Ainda segundo informações da polícia, a ação aconteceu por volta das 2h30 e não há relato de feridos. A polícia ainda não tem conhecimento se o dinheiro foi levado. O caixa eletrônico e parte da agência ficaram destruídos.

Histórico
Bananas de dinamites foram encontradas por um cliente, em um caixa eletrônico de uma agência de auto-atendimento de um banco, na manhã da quarta-feira (8), na localidade de Guarajuba, região metropolitana de Salvador. De acordo com informações da 33ª Delegacia de Polícia, o caixa estava com um vidro estilhaçado, e as bananas não foram detonadas pelos bandidos.

Ainda segundo a polícia, o Comando de Operações Especiais (COE) da Polícia Militar foi chamado ao local para detonar os explosivos. Uma rua foi fechada e os agentes explodiram o artefato. Não há informação de feridos. De acordo com a polícia, nenhuma quantia foi levada pelos criminosos, que estão sendo procurados.

Já na segunda-feira (6), a Rua Oswaldo Cruz, uma das principais do bairro do Rio Vermelho, em Salvador, foi interditada após suspeita de ter uma bomba em uma agência bancária que funciona no local. A interdição causou um longo congestionamento, que afetou o fluxo de veículos em bairros próximos, como a Pituba.

De acordo com a 12ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM), o alerta foi recebido pela central da unidade por volta das 6h45 e policiais foram encaminhados à agência. Após a gerência do banco ser informada sobre a suspeita, o banco foi interditado. A informação da bomba foi descartada por agentes do COE.

Banco foi assaltado em Mundo Novo, na Bahia (Foto: Vilobaldo Costa Junior/Acervo Mundo Novo)Dados
Nos quatro primeiros meses de 2013, foram registrados 64 ataques a bancos e caixas eletrônicos no estado, conforme levantamento realizado pelo Sindicato dos Bancários da Bahia. A maioria deles (52), ocorreram em cidades do interior. Os outros 12 foram registrados na capital baiana. As explosões e os assaltos lideram o ranking com 29 e 15 ocorrências, respectivamente. Em seguida, vêm os arrombamentos (13) e as tentativas frustradas (7) dos crimes.

Em 2012, foram registradas na Bahia 167 ocorrências envolvendo ataques a bancos, incluindo, além de assaltos, explosões e arrombamentos a caixas eletrônicos. Os dados foram divulgados recentemente através da 4ª Pesquisa Nacional de Ataques a Bancos, elaborada pela Confederação Nacional dos Vigilantes (CNTV) e pela Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), com apoio técnico do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Econômicos (Dieese).

Na pesquisa, a Bahia aparece em quinto lugar em relação ao número de ocorrências. O estado fica atrás apenas de São Paulo, que lidera o ranking com 492 casos, Minas Gerais, que ocupa o segundo lugar (301 ocorrências), Paraná (214) e Mato Grosso (185).

De acordo com levantamento feito pelo Sindicato dos Bancários da Bahia, este ano o maior número de ataques foi feito contra agências ou caixas eletrônicos do Banco do Brasil, que teve 30 ocorrências registradas. Em seguida está o Bradesco, com 18, o HSBC (2), Santander (6), Caixa Econômica (1), Itaú (1), Banco do Nordeste (1) e Banco 24 Horas (3).

Fonte: G1


Compartilhe:

Comentários: