Começa a ser pago o 13º na Previdência

Os depósitos da segunda parcela do 13º salário para os segurados da Previdência Social começam a serem pagos hoje (25), juntamente com o pagamento da folha de novembro. Os aposentados que recebem até um salário-mínimo terão o dinheiro em conta até o dia 6 de dezembro. Com mais dinheiro circulando, aumenta a expectativa de vendas no comércio da capital.

De acordo com a Federação das Associações de Aposentados e Pensionistas da Bahia (FEASAPEB), têm direito à gratificação natalina aposentados, pensionistas e quem recebeu, durante este ano, benefícios como auxílios acidente ou doença. Só não recebem o abono, beneficiários BPC-Loas (Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social)- pago a quem possui renda mensal de 25% do valor do salário mínimo.

Para Paulo Mota, presidente do Sindicato dos Lojistas da Bahia ( Sindilojas), o valor pago aos aposentados hoje representa mais circulação de recursos na economia baiana e mais oportunidades de negócios. “Com mais recursos injetados, esperamos um crescimento em torno de 2% a 3% este ano”, disse.

A Previdência Social investiu mais de R$ 13 bilhões no pagamento da segunda  parcela em todo o Brasil. Segundo Mota,  a Bahia representa aproximadamente  3,5% desse montante. Ele destaca ainda que a maioria dos aposentados  deve aproveitar o dinheiro extra para liquidar dividas, já que muitos deles acabam se enrolando com empréstimos consignado com descontado em folha. “O comércio enxerga isso de forma positiva.  Afinal,  são mais pessoas com acesso a crédito fortalecendo a economia do nosso estado”, afirmou.

A aposentada Olinda Oliveira de Jesus, de 72 anos, está inserida neste público. Ela conta que ao ter um problema de saúde ocasionado por uma diabetes teve que fazer um empréstimo consignado, mas, não conseguiu pagar. “Nunca fiquei devendo a ninguém. Quero regularizar a situação com esse dinheiro e voltar a ter meu nome limpo”,comemorou.

No entanto, esse público se torna cada vez mais interessado em melhor qualidade de vida, e isso inclui a aquisição de bens duráveis a exemplo dos eletrodomésticos. O aposentado Juvelino de Almeida, de 70 anos, disse que vai aproveitar o dinheiro para comprar uma TV mais moderna. “Além de uma TV nova,  também têm  os presentes dos netos que não podem faltar. Afinal, é Natal e ninguém pode ficar sem presente, nem mesmo eu”, disse em tom de brincadeira.

Fonte: Tribuna da Bahia

Imagem: Ilustração


Compartilhe:

Comentários: