Comece no Verão! Atividade física pode te deixar mais inteligente

Os resultados mostraram que as pessoas fisicamente ativas foram mais eficientes nos testes de memória e aprendizagem

O (pré) conceito de quem pratica atividade física vive cheio de músculo e a cabeça vazia cai por terra. Estudos científicos comprovam que qualquer atividade física beneficia o sistema nervoso. Uma pesquisa da Universidade de Uppsala, divulgada na revista Neurobiology of Aging, constatou que os ‘atletas’ ao se exercitar produzem novos neurônios e aumentam a atividade cerebral. Os investigadores pesquisaram cerca de 400 pessoas que foram submetidas a diversos exames como ressonância magnética, que avaliava a capacidade cognitiva de cada um. Os resultados mostraram que as pessoas fisicamente ativas foram mais eficientes nos testes de memória e aprendizagem.

As atividades de caminhar, correr, ciclismo e nadar se mostram mais eficientes para o cérebro. Eles aumentam o fluxo sanguíneo na massa cinzenta e age diretamente na produção de substância físicas que são responsáveis pela produção e regulação do sistema neurotransmissor. Resultado: aumento de novas conexões e geração de novos neurônios.

“Esse neurônios agem diretamente numa região que se chama hipocampo, onde fica área da memória e aprendizagem”, explica o neurologista Valter Simões Casa Nova. A dica é ao menos caminhar três  vezes por semana, cerca de meia hora ao menos e já se pode ter garantias de melhorias no cérebro.

Fonte: iBahia


Compartilhe:

Comentários: