Como aproveitar as oportunidades de trabalho temporário no final do ano

Com a proximidade do fim do ano, época de Natal e Ano Novo, aumento nas vendas etc., as empresas buscam trabalhadores para atender toda a demanda do comércio.

Dados da CNC (Confederação Nacional do Comércio) apontam que mais de 130 mil temporários devem ser contratados nesse período. Em 2013, esse número chegou a 129,4 mil.

E é justamente nessa brecha do mercado que o profissional desempregado tem uma ótima oportunidade para transformar o emprego provisório em efetivo. “Ser efetivado no final do contrato temporário deve ser a grande motivação desse profissional e esse objetivo deve ser levado em consideração ainda na busca pela vaga”, ressalta Luís Testa, head de Pesquisa e Estratégia da Catho.

Ele lembra que o currículo é o primeiro contato com o selecionador, e pode ser o grande responsável para abrir ou fechar portas. “Um currículo bem elaborado é essencial e deve conter as principais realizações e resultados obtidos durante a trajetória profissional de maneira clara, objetiva e sucinta”, explica Testa.

Muitas empresas também aproveitam esse período para usar como teste e aumentar o efetivo para o ano seguinte. Em alguns casos, até 50% dos temporários podem ser efetivados. Por isso, a busca pela efetivação deve começar logo no processo seletivo.

Como mostra a Pesquisa dos Profissionais da Catho, entre os fatores de maior importância para a contratação do profissional estão as Competências comportamentais, o Desempenho na entrevista e a Experiência técnica anterior relacionada ao cargo.

A maioria das empresas tem dado maior importância aos aspectos comportamentais do profissional, já que deficiências técnicas são mais fáceis de ser contornadas. Portanto, o profissional deve se atentar a isso.

“Para a empresa, é mais fácil e mais rápido oferecer ao funcionário um treinamento ou capacitação técnica do que adaptar valores e comportamentos inadequados”, exemplifica o head de Pesquisa e Estratégia da Catho.

Como nem todos conseguem efetivar imediatamente após o término do contrato temporário, destacar-se pode fazer com que o gestor se lembre do funcionário quando a oportunidade surgir.

Veja mais dicas:

— Ter iniciativa, mostrar interesse pelo trabalho e força de vontade para se manter no cargo
— Cumpra seus compromissos sempre no prazo determinado
— Mostre-se preocupado com os negócios da empresa, conhecendo seus produtos e serviços
— Destaque-se pela sua educação e desenvoltura no relacionamento com clientes, colegas de trabalho e superiores
— Seja pontual
— Tome cuidado com a qualidade da comunicação verbal e escrita
— Procure demonstrar agilidade em suas tarefas, mantendo sempre a qualidade

Fonte: Tribuna da Bahia


Compartilhe:

Comentários: