Conheça qual é o melhor adoçante e quantas gotas você pode usar

Os adoçantes contém baixa ou nenhuma caloria e sempre deve ser consumido respeitando os limites da ingestão diária aceitável.
Para saber os valores máximos para cada indivíduo é preciso apenas multiplicar a quantidade de adoçante consumida pelo seu peso corporal.
Vale ressaltar que é difícil ultrapassar as recomendações diárias, por exemplo: uma pessoa que pesa 60 kg pode ingerir até 2400 mg de aspartame.
No entanto, industrializados como refrigerantes diet possuem adição de adoçantes, por isso nem sempre conseguimos estimar toda a ingestão do dia.

Valores máximos diários para cada tipo de adoçante:

Aspartame – 40 mg x peso corporal
Acesulfame K – 15 mg x peso corporal
Ciclamato de sódio – 11 mg x peso corporal
Sacarina – 5 mg x peso corporal
Sucralose – 15 mg x peso corporal

Adoçante engorda?
A sensação de saciedade ao consumir um produto na versão diet (sem açúcar) é diferente.
A falta de sacarose (açúcar), responsável por liberar neurotransmissores que promovem a sensação de bem-estar e satisfação, pode levar ao consumo exagerado desses produtos, que podem conter alta quantidade de gordura e assim promover o ganho de peso.
Quais adoçantes são recomendados?
Apesar de conter um sabor residual forte, a estévia é o adoçante mais utilizado por nutricionistas, por ser natural.

Outra opção é a sucralose que contém o sabor mais próximo do açúcar, já que é um derivado da cana de açúcar, e ainda é altamente estável em diferentes temperaturas o que permite seu fácil uso em diversas preparações culinárias em substituição ao açúcar.

Quantas gotas de adoçante posso tomar?
O FDA (Food and Drug Administration) órgão que regulamenta a alimentação e os medicamentos nos Estados Unidos recomenda que o consumo diário de adoçantes dietéticos seja de 4 a 6 pacotes de 1 g ou 9 a 10 gotas para os líquidos.

Em sucos de frutas já naturalmente doces em geral não é necessário acréscimo de açúcar ou adoçante.

Já no caso de sucos integrais ou frutas mais azedas recomenda-se de 3 a 4 gotas, lembrando que se deve experimentar gradativamente a preparação antes de exagerar na dose.

Vale à pena apenas repensar as escolhas diárias e quando possível acrescentar o adoçante na dieta.
Para reduzir o consumo de açúcar de forma saudável e saber mais sobre o uso dos adoçantes no dia a dia procure um Nutricionista.

 Fonte: Tribuna da Bahia

Imagem: Ilustração


Compartilhe:

Comentários: