Desemprego aumenta em Salvador e região, mas micro-empresas crescem

Cerca de 325 mil pessoas ficaram desempregadas entre 2012 e este ano.
Dados do Dieese foram divulgados nesta quarta-feira (27).

A taxa de desemprego em Salvador e região metropolitana subiu de 16,6%, em dezembro de 2012, para 17,3%, em janeiro deste ano, segundo o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese). O percentual representa um total de pelo menos 325 mil pessoas desempregadas. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (27).

Apesar do desemprego ter aumentado, um setor tem apresentado índices positivos: o das micro e pequenas empresas. Segundo o Sebrae, entre 2000 e 2012, o número de estabelecimentos desse tipo aumentou de 182 mil para 289,7 mil, empregando cerca de 667 mil pessoas.

Os dados também mostram que o salário médio dos trabalhadores dessas empresas subiu de R$ 748 para R$ 962. Os funcionários com nível superior são 19,6%.

Atualmente, as micro e pequenas empresas são responsáveis por 52% dos empregos gerados com carteira assinada. A maioria nas áreas de turismo e cultura, produção de programas de computador e de alimentos, principalmente, para entrega em domicílio.

“As pessoas não estão só procurando emprego, estão também procurando conhecimento que possa dar condições de aumentar a sua potencialidade empreendedora e criativa. Os empresários de pequenas empresas não recuam em situações de crise, até pela sobrevivência do negócio, que é também familiar”, explica o superintendente do Sebrae, Edival Passos.

José Vitorino e Gabriela Borges servem de exemplo. Eles começaram vendendo lanches de forma improvisada e hoje são donos de uma rede de lanchonete e de alimentos naturais. “Começamos na praia, erámos muito jovens, vendendo sanduíches, saladas”, conta Gabriela Borges. São cerca de 26 funcionárias nas lojas. “Todo dinheiro que a gente ganhava investíamos no próprio negócio, procurando novas tecnologias, informação. Não é fácil, mas dá para crescer”, diz José.

 


Compartilhe:

Comentários: