Enterro das vítimas de acidente de ônibus será nesta 4ª feira

Corpos serão liberados para o sepultamento a partir das 9 horas.
Mortes causaram comoção em Borborema, cidade de 15 mil habitantes.

Missa de corpo presente foi realizada na manhã desta quarta-feira  (Foto: Alan Schneider/ G1)

Serão enterrados na manhã desta quarta-feira (29), os corpos de dez das 11 vítimas do acidente com ônibus com estudantes e professores da escola Dom Gastão Liberal Pinto de Borborema(SP). O veículo se chocou com uma carreta na Rodovia Leônidas Pacheco Ferreira (SP-304) na noite de segunda-feira (27). O velório, realizado no Ginásio de Esportes, começou no fim da tarde de terça-feira (28). Logo cedo foi realizada uma missa de corpo presente e a previsão é de que o cortejo fúnebre saia do local às 9 horas para o sepultamento no cemitério municipal.

Uma das vítimas, a professora Roseneide Aparecida Casetta Montera foi enterrada em Itápolis (SP) na noite de terça-feira. Após o acidente, os corpos foram levados para o Instituto Médico Legal de Araraquara (SP) e liberados por uma funerária da cidade durante a tarde para o velório (veja as fotos aqui).  Mais de 3 mil pessoas participaram das homenagens às vítimas e as mortes causaram comoção em toda a cidade.

No fim da tarde de ontem, Marcos e Sueli Rodrigues aguardavam o corpo da filha, Gabriela Cristina da Silva Rodrigues, que falou com eles minutos antes do acidente. “Ela me disse ‘mãe, já estou chegando, eu te amo’ e mandou um beijo”, conta emocionada a mãe. O corpo da jovem que sonhava em fazer veterinária foi o primeiro a entrar, sob aplausos.

O grupo que estava no ônibus voltava de uma excursão a São Paulo que fazia parte de um projeto da Secretaria Estadual de Educação quando houve o acidente. A pista ficou parcialmente interditada por quase 14 horas após a colisão. Durante toda a manhã de quarta-feira o trânsito seguiu no sistema “Pare e Siga”, quando somente o fluxo de uma das faixas é liberado por vez, e um congestionamento se formou no local. Por volta das 14 horas, a pista começou a ser totalmente liberada.

O boletim de ocorrência do acidente foi registrado na Polícia Civil de Ibitinga e o delegado Carlos Alberto Ocon de Oliveira deverá conduzir o inquérito. De acordo com o investigador que acompanha o caso, todos os sobreviventes devem ser ouvidos nos próximos dias, assim como os policiais rodoviários que atenderam a ocorrência. Ainda não há informações sobre qual motorista teria invadido a pista contrária, mas testemunhas já disseram à polícia que teria sido o condutor do caminhão. As causas ainda serão investigadas.

A perícia técnica já esteve no local do acidente e o laudo criminalístico está sendo elaborado pelo Instituto de Criminalística de Araraquara. Segundo informações do órgão, o prazo é de 30 dias para a apresentação do laudo, mas pode ser prorrogado devido à complexidade do acidente.

Além do ônibus atingido pela carreta, onde estavam 43 passageiros e o motorista, outros dois veículos também levavam estudantes e professores e chegaram em Borborema por volta das 23 horas. No total, 110 pessoas participaram da excursão.

Estudantes chegaram a ser arremessados com o impacto (Foto: Claudio Souza/TV TEM)Feridos

Além das 11 mortes, outras 24 pessoas ficaram feridas no acidente. Nove delas permanecem internadas em hospitais da região e uma recebeu alta. Veja a lista:

– Leonardo Lucas dos Santos: está na UTI do Hospital de Base de Bauru e não foi divulgado o estado de saúde.
– Larissa Botaccini: está na UTI do Hospital de Base de Bauru e não foi divulgado o estado de saúde.
– Letícia da Silva Pinto: estado estável na UTI da Santa Casa de Ibitinga, não corre risco de morrer.
– Gustavo Alves da Silva Teixeira: recebeu alta.
– Caroleine da Silva: está bem e foi transferida para a enfermaria da Santa Casa de Ibitinga.
– Emily Carolina dos Santos: está bem e foi transferida para a enfermaria da Santa Casa de Ibitinga.
– Isabela Lourenço Alves: está bem e foi transferida para a enfermaria da Santa Casa de Ibitinga.
– Bianca Almeida Alves: está bem e foi transferida para a enfermaria da Santa Casa de Ibitinga.
– Isabela Caroline da Silva Toledo: está bem e foi transferida para a enfermaria da Santa Casa de Ibitinga.
– Leandro Sanches Basalea (motorista do caminhão): está em estado estável e foi transferido para o hospital em Novo Horizonte, onde aguarda vaga em unidade especializada de queimados em Catanduva.

VEJA QUEM SÃO AS VÍTIMAS:

Vítimas tragédia em Borborema  (Foto: Editoria de arte/ G1 )

Fonte: G1


Compartilhe:

Comentários: