Especialistas comprovam que natação no inverno fortalece o organismo

A natação independente da época do ano em que se pratica é considerada uma das modalidades físicas mais completas

Nadar nesse frio, com essa chuva?! Se é difícil no verão, no inverno é quase uma missão heroica. Mas as pessoas que adiam uma atividade física, em especial a natação, não sabem o que perdem com relação aos benefícios para a saúde e estética. Especialistas levantam uma questão que talvez alguns não saibam: nadar fortalece a imunidade. De acordo com Isabelle Ribeiro, professora de natação, nadar ao ar livre deixa o corpo mais fortalecido. “Se você nada numa piscina exposta, que tem um forte vento, sua imunidade ficará mais forte”, pontua.

O professor Rogério Costa Sanches reforça a declaração de Isabelle: “As pessoas que nadam no inverno, tendem a ter um corpo mais forte do que as pessoas que não nadam por conta da própria instabilidade do tempo”. O pneumologista Fernando Gonçalvez Ares explica que a época pode ser ideal para nadar para quem tem facilidade em adquirir doenças de inverno. “Durante esse período algumas pessoas ficam mais propensas às doenças cardiorrespiratórias. A atividade vai ajudar a blindar o organismo, por conta do seu trabalho de inspirar e expirar, trabalhando muito a caixa torácica e fortalecendo a musculatura da região”, pontua.

Mas os benefícios não param por aí. A natação independente da época do ano em que se pratica é considerada uma das modalidades físicas mais completas, uma vez que trabalha diversas regiões do corpo de uma só vez. “O ideal é trabalhar o corpo por completo, afinal nós somos um conjunto. Somos cabeça, tronco e membros. Então se temos tudo isso, porque trabalhar somente uma parte?! Vamos trabalhar o completo e a natação proporciona isso”, explica o professor Rodrigo Lima de Carvalho Chaves.

Fonte: iBahia


Compartilhe:

Comentários: