Estudo mostra que ler faz bem à saúde

Ler melhora a saúde mental, física e emocionalAlém dos benefícios  no âmbito educacional, o hábito da leitura já é entendido por cientistas como uma forma de melhorar a saúde mental, física e emocional. Porém, com o boom das tecnologias do mundo moderno, estaria a internet estimulando as pessoas ao hábito da leitura ou afastando-as?

A leitura é algo crucial para a aprendizagem do ser humano, pois é através dela que podemos enriquecer nosso vocabulário, obter conhecimento, dinamizar o raciocínio e a interpretação: “A leitura é de extrema importância para o desenvolvimento de crianças e adolescentes. Desde a leitura de jornais e revistas até o estudo de gêneros como poesia e romance, tal hábito atua como pilar fundamental para a formação dos jovens”, explicou o gerente geral do Sistema Ari de Sá, João Cunha.

Segundo Cunha, o hábito de ler deve ser estimulado na infância, para que o indivíduo aprenda desde pequeno que ler é algo importante e prazeroso, assim ele será um adulto culto, dinâmico e perspicaz: “A leitura precisa, inicialmente, ser bastante estimulada. Com o tempo, ela torna-se um hábito. É como uma roda gigante, que precisa de bastante força para realizar as rotações iniciais. Após algumas rotações, ela movimenta-se praticamente só”, comparou. E quando o assunto é a popularização da internet, muitos acreditam que esta ferramenta é responsável pela diminuição do hábito da leitura.

Fonte: Tribuna da Bahia


Compartilhe:

Comentários: