Fique atento ao fazer exercícios físicos no período do inverno

Com a estação do inverno a disposição para praticar exercícios tende a diminuir e, o que é pior, entra em cena a vontade de comer todas as delícias características da estação. Assim, a recomendação é não deixar de fazer a atividade física para evitar também possíveis  lesões características do período.

O personal trainer Edilazáro Reis, da Academia Alabama, explica que  durante o frio, a ingestão calórica aumenta e as pessoas tendem a engordar.  Assim, ao deixar de praticar a atividade física, o aumento de peso tende a ser ainda maior. “Os benefícios que as pessoas têm ao se exercitar são muitos: aumento da disposição para as práticas cotidianas; maior sensação de bem-estar, aumento das capacidades cardiorrespiratórias e musculares; além da melhoria na prevenção de doenças crônicas”,apontou o personal.

 Porém, é importante ter cuidados específicos com o corpo durante a estação mais fria do ano. “Fazer aquecimento de 15 a 20 minutos antes dos exercícios é essencial para prevenir lesões musculares. É importante também usar roupas que, embora aqueçam, sejam leves. Além disso, não se pode descuidar da hidratação do corpo, algo que é fundamental em qualquer época do ano, mas ainda mais importante no inverno, onde em algumas regiões em que o tempo é bastante seco”, explica.

 Os benefícios de malhar ou fazer caminhadas nessa época são muitos, como melhor qualidade do sono. Reis explica que nem sempre o repouso durante o sono está totalmente relacionado ao número de horas dormidas. Às vezes, a sonolência aparece porque o sono não foi de qualidade.

Um estudo publicado na revista Mental Health and Physical Activity revelou que pessoas habituadas a praticar pelo menos 150 minutos de exercícios por semana dormem melhor e ficam mais alertas durante o dia. Além de ser saudável e apresentar menos riscos à saúde, porque os exercícios e as atividades físicas tornam o coração menos vulnerável a doenças.
Com o clima mais frio, o corpo irá queimar mais calorias para manter-se aquecido, aumentando seu próprio calor. Desta maneira, as pessoas que pretendem eliminar peso podem beneficiar-se com as mudanças fisiológicas do corpo geradas pelo frio, pois o mesmo pode potencializar os exercícios e aumentar seus efeitos.

Cuidados 
Mas fique atento a alguns cuidados necessários antes de fazer exercícios com as baixas temperaturas:
Mesmo com o clima frio, o ideal é usar roupas leves como calça e casaco de moletom.

O corpo em repouso leva mais tempo para atingir a temperatura ideal para a atividade física, por isso é importantíssimo aquecer e alongar;Hidratação antes, durante e depois é essencial, pois como no verão o corpo também perde líquido através da transpiração.

Outros Benefícios:

– Queima de calorias
No inverno, normalmente o corpo vai precisar de mais calorias para se aquecer, o que aumenta o gasto de energia. É por isso que dá mais vontade de consumir alimentos bem calóricos. “A vantagem de treinar noinverno é usar esse gasto calórico extra, acompanhado de exercícios e uma dieta equilibrada, para obter uma redução de gordura”, aponta o gestor técnico da Pelé Club.

 – Equilíbrio do sono
Nem sempre o repouso durante o sono está totalmente relacionado ao número de horas dormidas. Às vezes, a sonolência aparece porque o sono não foi de qualidade. Um estudo publicado na revista Mental Health and Physical Activity revelou que pessoas habituadas a praticar pelo menos 150 minutos de exercícios por semana dormem melhor e ficam mais alertas durante o dia.

 – Afasta o sedentarismo
Passar a maior parte do tempo sem fazer exercícios ou se movimentar acaba com o condicionamento físico. É importante sempre manter o corpo em movimento. O sedentarismo é considerado uma doença, capaz de gerar muitas outras, por isso, é importante se proteger o ano inteiro.

Fonte: Tribuna da Bahia


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