Gasolina mais limpa começa a chegar a postos de Goiânia

Combustível com menor teor de enxofre prejudica menos a qualidade do ar.
Consumidores temem possível aumento no preço da gasolina nas bombas.

Começa a chegar aos postos de Goiânia a gasolina S-50, com teor ultrabaixo de enxofre. O combustível mais limpo promete não prejudicar tanto a qualidade do ar, já que deve reduzir a emissão de enxofre na atmosfera em 94%. Apesar dos benefícios ao meio ambiente e à saúde, os consumidores se preocupam com o peso que a mudança pode causar no bolso.

Para o advogado Carlos Menezes, especialista em direito relacionado aos combustíveis, apesar da indicação da Petrobras de que não haverá reajuste, o consumidor deve se preparar para um impacto no orçamento.

“O preço ainda tem uma situação de especulação, mas possivelmente deve implicar na modificação do preço em decorrência de um produto que vem modificado tecnologicamente, trazendo uma melhoria tanto para o veículo no seu funcionamento, para o meio ambiente e a qualidade de vida no ser humano. Notadamente isso vai implicar, a gente imagina, em uma modificação de preço”, acredita o advogado.

Segundo a Petrobras, o novo combustível também diminui os custos de manutenção dos carros, pois tem baixa formação de depósitos em válvulas, bicos injetores e na câmara de combustão, além de redução no desgaste do motor.

A decisão entrou em vigor em 1º de janeiro e os postos tem um prazo de 90 dias para substituir todo o combustível das bombas pela gasolina mais limpa. Porém, Carlos Menezes prevê que a substituição aconteça ainda no mês de janeiro já que os estoques não ficam por muito tempo nas bombas dos postos. “A gente estima que entre o dia 15, dia 20, no máximo, a grande maioria dos postos já tenha o produto para oferecer”, afirma.

Preços dos combustíveis seguem aumentando em Goiânia, Goiás (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)

Mudanças tecnológicas podem interferir em preço da gasolina (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)

Fonte: G1


Compartilhe:

Comentários: