Governador reinaugura o Palácio Episcopal em Barra

Texto e fotos: Jayme Modesto – modesto@jornalgazetadooeste.com.br

O Palácio Episcopal e a Catedral de São Francisco das Chagas, em Barra foram totalmente restaurados. Nesta quinta-feira, (03/10), o governador da Bahia, Jaques Wagner desembarcou no município pela quarta vez em menos de cinco anos, e foi recepcionado pelo prefeito Arthur Silva e pelo Bispo Dom Luís Flavio Cappio, para entregar os monumentos totalmente reformados pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (Ipac), vinculado à Secretaria de Cultura do Estado (Secult). Deve ressaltar que, o governo participou apenas da reforma do Palácio, a Igreja foi reformada pela comunidade católica do município.

 

As obras duraram cerca de três meses, com investimento no valor de R$ 444 mil, que totalizam 1.998,50 metros quadrados de área restaurada. Foram realizadas melhorias dos revestimentos, pinturas de paredes, recuperação de coberturas e esquadrias em todos os cômodos do Palácio, que reúne alojamentos, refeitório, cozinha, capela, residência episcopal e a cúria diocesana.

Durante a cerimônia de inauguração, no qual celebrou ainda o centenário da Diocese de Barra, o Bispo Dom Luís Cappio falou do crescimento da violência e a proliferação das drogas no município e região, e fez um veemente apelo ao governador.  Relatou sobre a situação desumana com que são tratados os presos na cadeia local. “Governador, qualquer pessoa que tem um animal de estimação não tem coragem de deixa-lo naquele ambiente por 10 minutos”, disse o bispo.

O governador prometeu solução, ressaltando inclusive a polêmica sobre a transferência de recursos do presídio de Barreiras para Luís Eduardo. Jaques Wagner garantiu que construirá o presídio em Barreiras.


Compartilhe:

Comentários: