Índios aceitam deixar a Câmara dos Deputados e fazem ritual de dança

Centenas de índios invadiram o plenário da Câmara dos DeputadosApós apelo do presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), os índios que ocuparam o plenário da Casa no final da tarde desta terça-feira (16/4) já deixaram o local dentro do prazo estipulado pelo presidente, de dez minutos. Os líderes indígenas fizeram um ritual de dança no Salão Verde, da Câmara, em que pediram força aos deuses.

O presidente Henrique Alves se reuniu com dez lideranças indígenas e alguns líderes partidários para buscar uma saída para a reivindicação dos índios, que protestam contra a criação de uma comissão especial para analisar a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 215, que transfere ao Congresso Nacional a competência de demarcar terras indígenas e quilombolas.

A pedido de Henrique Alves, os líderes partidários concordaram em suspender temporariamente a indicação dos nomes para compor a comissão especial. A medida é para tentar acalmar os ânimos das etnias indígenas, que ocuparam o plenário. 

Fonte: Tribuna da Bahia


Compartilhe:

Comentários: