INSS vai pagar 17 milhões de atrasados dos auxílios até 2022

Para saber se tem direito ao benefício, o segurado pode fazer a consulta na Central 135 ou no site

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) irá pagar, até 2022, atrasados da revisão dos auxílios para 17.531.343 de benefícios. Ainda segundo o Instituto, o mesmo segurado pode ter recebido mais de um benefício com direito à revisão.

Em 2022, termina o calendário de pagamento dos atrasados da revisão.Segundo a matéria da Folha, os beneficiários com direito de receber até R$ 6.000 de atrasados correspondem ao maior número: 17.295.954.

A revisão dos auxílios é paga no posto do INSS desde 2013, após a Justiça determinar que o órgão corrigisse os benefícios por incapacidade calculados com erro. De acordo com a ação civil pública, de 1999 a 2009, o INSS errou no cálculo de auxílios-doença, auxílios-acidente, aposentadorias por invalidez e algumas pensões por morte.

Direito

Para saber se tem direito ao benefício, o segurado pode fazer a consulta na Central 135 ou no site.  Em nenhum dos casos, é possível saber os valores que irá receber. Esse total é informado apenas na carta que o INSS enviou à casa dos beneficiários.

Quem não recebeu a correspondência e acredita que tem direito ao benefício, deve fazer a consulta por telefone e pela internet e, depois, procurar um posto para saber os valores que poderá receber do INSS.

Quem não foi contemplado e considera que houve erro do órgão, deverá procurar a Justiça. Os segurados que fazem parte da revisão, mas receberão só a partir de 2016 também podem procurar o Judiciário para pedir a antecipação.

Fonte: iBahia

Imagem: Ilustração


Compartilhe:

Comentários: