Jovens se preparam para encontro com o papa Francisco na Jornada Mundial

O encerramento do Magis 2013, evento preparatório para a Jornada Mundial da Juventude que reuniu em Salvador mais de dois mil jovens de mais de 50 países, foi finalizado em clima de festa junina na noite desse domingo (14/7). Pela manhã, os participantes assistiram uma missa celebrada pelo padre Geraldo Lancerdine, no auditório do Colégio Antônio Vieira, no Garcia, onde estavam alojados. À noite eles participaram de uma quadrilha junina.

Durante o período em que estiveram na capital baiana, os jovens participaram de conferências sobre temas da juventude, experiências de inserção social, orações, apresentações artísticas de vários países, visitas a centros históricos, atividades culturais e celebrações litúrgicas.

“Os jovens nunca devem perder a dimensão do amor em suas vidas e a alegria de viver. Tivemos neste encontro participantes de todos os continentes que falam a mesma língua, a do amor e da amizade. Apesar das diferenças culturais, eles aprenderam a respeitar a individualidade de cada um e de como ser melhor uns com os outros”, ressaltou Lancerdine.

Católico desde criança, Thalmus Gabriel Gomes, 21 anos, era um dos jovens mais animados no evento. Ele considerou o Magis como um ambiente de fraternidade e amor. “Através da fé e da oração conseguimos trocar experiência com jovens de todo o mundo. Com isso, aprendemos a respeitar cada vez mais o próximo. Apesar de não termos intimidade com todos os presentes, o respeito foi fundamental para convivermos em um ambiente de harmonia e amor. A minha expectativa agora é encontrar o Papa Francisco e seguir adiante com fé, esperança e que dias melhores virão para todos nós”, declarou.

“A fé e a oração é o que nos move e nos dá paz. Aqui aprendemos que devemos fazer o bem, respeitar e amar o próximo. O Magis nos ensinou que o respeito é fundamental para qualquer ser humano. Foi muito bom estar aqui presente em um evento tão importante para nós católicos”, completou Eduardo Demetrio, 20 anos, morador de Belém.

A partir desta segunda-feira (15), os jovens seguem divididos em grupos para experiências em 40 cidades brasileiras. No fim do mês, estarão no Rio de Janeiro, onde se encontrarão com o Papa Francisco na Jornada Mundial da Juventude. Salvador foi escolhida para sediar a pré-jornada por um motivo especial: foi aqui que os jesuítas desembarcaram pela primeira vez no Brasil.

Fonte: Tribuna da Bahia

Imagem: Ilustração


Compartilhe:

Comentários: