MEC vai chamar faculdades do RJ para negociar transferência de alunos

Ideia é que alunos de instituições fechadas migrem para outras faculdades.
Alunos da Gama Filho se reuniram nesta manhã com o ministério.

O Ministério da Educação vai convocar instituições privadas de ensino superior do Rio de Janeiro interessadas em absorver os estudantes das universidades Gama Filho e UniverCidade, geridas pelo grupo Galileo Educacional. As duas foram descredenciadas pelo ministério por não atenderem a exigências estipuladas pelo governo. A reunião deve ocorrer na semana que vem, segundo o MEC.

No encontro o governo vai mostrar, por meio de editais, como serão divididos os alunos das duas instituições fechadas e como será feita a transferência assistida.

O descredenciamento da Gama Filho e da UniverCidade foi anunciado na última segunda (13). O ministério alegou “baixa qualidade acadêmica, grave comprometimento da situação econômico-financeira da mantenedora [das instituições] e a falta de um plano viável para superar o problema, além da crescente precarização da oferta da educação superior”.

Na manhã desta quinta, um grupo de alunos da Gama Filho se reuniu com representantes da secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior do MEC. De acordo com os alunos presentes na reunião, eles reivindicam, como parte da transferência para uma nova instituição, a manutenção do valor da mensalidade, a manutenção de bolsas de estudos, o aproveitamento das disciplinas já cursadas e, ainda, que a formatura não seja atrasada.

Após a reunião, os estudantes disseram que, segundo o MEC, os alunos da Gama Filho serão divididos em três lotes de transferência, mas ainda não há detalhes de como será o processo.

Fonte: G1

Imagem: Ilustração


Compartilhe:

Comentários: