Médicos cubanos começam a trabalhar no Entorno do DF

Eles aguardavam autorização do Ministério da Saúde para atuar em Goiás.
Região recebeu 41 estrangeiros na 2ª etapa do programa Mais Médicos.

Clínico geral, o cubano Orlando Osório, em Luziânia (Foto: Reprodução/ TV Anhanguera)Após um mês aguardando autorização do Ministério da Saúde, médicos estrangeiros começaram a trabalhar nas cidades goianas do Entorno do Distrito Federal, na segunda-feira (25). No total, 41 profissionais devem atuar na região, o que representa 72% dos profissionais encaminhados para o estado na 2ª etapa do programa Mais Médicos, do governo federal.

Clínico geral, o cubano Orlando Osório está atuando em um posto de saúde de Luziânia. Ele estava ansioso para começar a atender: “Nosso objetivo de trabalho é, precisamente, melhorar, com nosso trabalho do dia a dia, a saúde da população”.

A diretora do posto de saúde, Geralda Borges, está otimista com a vinda de mais profissionais. “Nossa demanda aqui é muito grande. A comunidade necessita, é uma prioridade. Com certeza vai melhorar nosso atendimento”, ressalta.

Acostumado a enfrentar longas filas à espera de atendimento, o pedreiro Roberto dos Santos acredita que o serviço vai mudar. “Toda vez que vinha era uma fila muito grande. Agora deve melhorar bastante”, acredita.

As cidades do Entorno do DF que mais receberam profissionais foram Novo Gama, Luziânia e Planaltina de Goiás, com oito médicos. Na sequência, com sete profissionais, está Formosa. Valparaíso de Goiás recebeu o reforço de três profissionais. Santo Antônio de Goiás e Cristalina receberam dois médicos cada uma. Já Cidade Ocidental, Águas Lindas de Goiás e Mimoso de Goiás receberam um médico cada.

Os selecionados para a segunda etapa do Programa Mais Médicos passaram por um treinamento de 15 dias em Brasília, onde tiveram aulas de língua portuguesa e protocolos do Sistema Único de Saúde (SUS). No dia 26 de outubro, desembarcaram em Goiás e passaram por uma semana de acolhida em Goiânia.

Pacientes estão otimistas com a chegada de mais médicos, em Goiás (Foto: Reprodução/ TV Anhanguera)

Pacientes estão otimistas com a chegada de mais médicos em Goiás (Foto: Reprodução/ TV Anhanguera)

Fonte: G1


Compartilhe:

Comentários: