Médicos lançam site sobre sintomas, tratamentos e prevenção do câncer

Página reúne informações sobre mais de 20 tipos de câncer.
Site foi criado para ser fonte de informação confiável sobre câncer na rede.

Médicos Drauzio Varella, Fernando Maluf e Antonio Carlos Buzaid em lançamento do livro "Vencer o Câncer" (Foto: Divulgação)

Foi com o objetivo de criar uma fonte confiável de informações sobre câncer para a população geral que os médicos Fernando Cotait Maluf, Antonio Carlos Buzaid e Drauzio Varella se uniram para desenvolver o projeto “Vencer o câncer”. A parceria resultou em um livro e em um site, onde o leitor pode acessar textos, vídeos e ilustrações em linguagem simples e clara sobre sintomas, tratamentos e formas de prevenção.

De acordo com Buzaid, uma das motivações para o projeto foi constatar que muitas pessoas buscam informações sobre câncer em fontes não confiáveis na internet, o que pode leva-las a tomar decisões erradas sobre sua doença ou a passar por um sofrimento desnecessário.

“Isso é muito comum porque a internet não tem filtro e nem sempre quem escreve é um especialista”, completa Maluf. “O contato com informações erradas pode trazer angústia, depressão e abandono do tratamento com prejuízo do prognóstico.”

Drauzio Varella acrescenta que o excesso de informações sobre câncer disponíveis na rede deixa os pacientes confusos e inseguros. “O que acontece com as pessoas que têm câncer é que elas recebem uma quantidade absurda de informações. Os doentes ficam completamente perdidos. O risco é exatamente esse: a informação que não passa por nenhum crivo e que cai na rede se espalha feito um vírus.”

No site “Vencer o câncer”, o internauta pode acessar informações sobre mais de 20 tipos de câncer. Para cada um, constam as informações sobre quais são os fatores de risco, as formas de prevenção, como se manifestam os sintomas, como é feito o diagnóstico, se há risco de recaída e no que consiste o tratamento.

A ideia, segundo Maluf, é que não só o paciente com câncer e seus familiares tenham uma fonte confiável para se informar, mas também a população saudável possa se orientar sobre as formas de se prevenir. “O site foi desenhado para ser uma fonte de informação para pessoas saudáveis diminuírem o risco de câncer. A ideia é democratizar informação de alta qualidade de especialistas na área”, observa o oncologista.

Fonte: G1 / Bem Estar


Compartilhe:

Comentários: