Morre bebê de mãe que não sabia que estava grávida

Mãe deu à luz sem saber da gravidez.
Ele nasceu com 750 gramas no corredor de Unidade de Pronto-Atendimento.

O bebê que nasceu prematuro de quatro meses morreu na Santa Casa de Misericórdia de São João del-Rei, na Região Central de Minas Gerais, conforme informou a unidade de saúde nesta quarta-feira (19).  A mãe de 35 anos deu à luz nesta terça-feira (18), em uma Unidade de Pronto-Atendimento (UPA), da cidade, sem saber que estava grávida. Ela afirmou para os médicos que sentia fortes dores abdominais. O recém-nascido foi transferido, mas não resistiu e morreu ainda nesta terça-feira. A mãe foi levada para o mesmo hospital e passa bem.

O médico Rodolfo Assis contou que a mulher não suspeitava que as dores que sentia teriam relação com a gravidez. “Ela negava com certeza que não estava grávida”, afirmou. Os procedimentos começaram ainda no corredor da unidade de saúde. Foi preciso transformar uma área do UPA em sala de parto improvisada, já que a unidade não é referência neste tipo de atendimento. “Imediatamente conduzi a paciente até a sala amarela, onde seriam feitos os procedimentos, mas devido à urgência do fato, a paciente deu à luz uma criança de 4 meses, com 750 gramas, no corredor da UPA”, relatou o médico.

De acordo com a enfermeira Carolina de Oliveira, o caso surpreendeu a equipe. “A gente não esperava. A mãe deu entrada com forte dor abdominal e quando vimos tinha na maca um bebê. Foi um parto espontâneo, porém prematuro. Logo que vimos, trouxemos para a pediatria e o médico foi acionado”, contou.

Depois do nascimento, o bebê de menos de um quilo foi envolvido em um saco plástico para não perder calor e foram realizados procedimentos de massagem cardíaca. Em seguida, a criança foi entubada.

Saiba mais

Do G1 MG


Compartilhe:

Comentários: