Nem metade dos contribuintes na Bahia já concluiu a declaração do IR em 2014

Na Bahia, foram entregues cerca de 526 mil declarações de imposto de renda, até as 17h de ontem. A estimativa da Receita Federal da Bahia da entrega de declarações para  todo o estado este ano é de 1.125.000 declarações. Já no ano passado, até o final do prazo, 1.085.602 contribuintes declararam seus impostos de renda.

De acordo com a  Assessoria de Comunicação Social da  Superintendência Regional da Receita Federal do Brasil – 5ª Região Fiscal (Bahia e Sergipe), deve declarar quem recebeu, em 2013, um total de rendimentos tributáveis acima de R$ 25.661,70.  Já o cidadão que teve renda abaixo desse valor precisa verificar se não se enquadra em uma das demais condições que obrigam o cidadão a declarar.

A lista de condições pode ser consultada na página da Receita Federal na Internet, no seguinte endereço:http://www.receita.fazenda.gov.br/PessoaFisica/IRPF/2014/declaracao/obrigatoriedade.htm

Conforme alerta o órgão, o prazo se encerra no dia 30 de abril, exatamente às 23h 59m 59s. Mesmo se as declarações forem efetuadas um segundo após já são consideradas fora do prazo.

Além disto, o contribuinte vai ter que pagar multa, pois  a declaração fora do prazo está sujeito a uma multa de 1% do valor do imposto devido por mês de atraso (ou fração de mês).

O valor mínimo da multa é de R$ 165,74. Quem está obrigado a declarar e não o fizer pode futuramente ser fiscalizado e autuado. Nesse caso, as penalidades são mais severas, com a aplicação de  multas de 75% a 150% do valor apurado na fiscalização.

A novidade neste ano é que a Receita Federal começou a oferecer vídeos para orientar os contribuintes no preenchimento da declaração. Os vídeos estão disponíveis no canal oficial do órgão no YouTube, o TV Receita: http://www.youtube.com/user/TVReceitaFederal

Qualquer dúvida, o cidadão ainda conta com um serviço de plantão fiscal  até 30 de abril na  Delegacia da Receita Federal, em Salvador, para orientar quanto ao preenchimento e entrega da declaração. O plantão fiscal funciona de segunda a sexta-feira das 8 às 18 horas, em duas modalidades:
– Presencial: No Edifício-Sede da RFB em Salvador (Rua Alceu Amoroso Lima, 862, Caminho das Árvores). – Por telefone: (71) 3416-1350.

O imposto a ser restituído vai acontecer entre os meses de   junho a dezembro. Quem entregou no início do prazo vai receber a restituição no primeiro lote, daqui a dois meses. O calendário para a liberação da restituição publicado hoje no Diário Oficial da União é o seguinte: primeiro lote, no dia 16 de junho; segundo lote, 15 de julho; terceiro lote, 15 de agosto; quarto lote, 15 de setembro; quinto lote, 15 de outubro; sexto lote, 15 de novembro e sétimo lote, 15 de dezembro.

Fonte: Tribuna da Bahia

Imagem: Ilustração

 


Compartilhe:

Comentários: