Os concursos exigem escolaridade mínima, sendo assim, é comum que concurseiros de nível superior se inscrevam em concursos do nível médio, na esperança de maiores chances de aprovação.
Mas acreditar nessa premissa é um grande engano, porque grande parte de quem presta concursos de nível médio também tem nível superior. No final das contas, a “vantagem” acaba sendo uma ilusão, uma vez que leva o concurseiro a estudar menos ou a desviar de seus objetivos.
O concurso de nível médio exige menos disciplinas, no entanto, a concorrência é muito maior, pois grande parte dos concorrentes, também possuem nível superior.
O ideal mesmo é ter foco, e se preparar para o concurso que tanto deseja. É melhor não desviar a atenção com outros concursos, pois há o risco de investir tempo de estudo num concurso que não é o desejado.
Há também concurseiros de nível superior que usam os concursos de nível médio como “concursos degrau”. Que é quando o concurseiro passa em um concurso mais fácil e continua tentando um concurso mais difícil para o cargo desejado.
Se você tem nível superior e está pensando em participar da seleção de cargos do nível médio, pense bem antes de escolher o cargo e a instituição, e iniciar seus estudos. No curso preparatório, por exemplo, o professor direciona as aulas e os exercícios de acordo com o que é cobrado nos concursos e seguindo a escolaridade requerida, pois as disciplinas são cobradas em profundidades diferentes.
Um plano de e estudos bem estruturado e que atenda os objetivos do aluno aumenta, e muito a qualidade do aprendizado, sem tanta despesa nem gasto de tempo. Então mantenha o foco no seu objetivo que a aprovação é apenas uma questão de tempo!
Fonte: iBahia
Imagem: Ilustração