Obesidade pode aumentar o risco de dez tipos de câncer

Pesquisa foi realizada por médicos no Reino Unido e levantou as doenças mais comuns para quem está acima do peso

A obesidade pode aumentar o risco de desenvolvimento de 10 tipos de câncer. Durante a pesquisa feita no Reino Unido, os médicos descobriram que as pessoas – considerado “adulto médio” – que tinham entre 13 a 16kg extras além do peso ideal, aumentavam o risco  de doenças: câncer de útero (maior aumento de risco), vesícula biliar, rim, colo de útero, tireóide e leucemia (menor aumento no risco).

 Publicada na revista médica “Lancet, o estudo, considerado o maior do gênero, reuniu uma base de dados inédita com  mais de cinco milhões de indivíduos ao longo de um período de sete anos.

O estudo mostrou que pessoas em sobrepeso respondem por mais de 12 mil casos de câncer por ano no Reino Unido. Além disso, a obesidade também seria a responsável por aumentar em 3,7 mil o número de pacientes que sofrem com a doença por ano.

Pessoas que tiveram um alto índice de massa corporal (IMC) também forma mais propensos a desenvolver câncer de fígado, cólon, ovários e câncer de mama pós-menopausa. Em compensação, os efeitos para esses tipos de câncer eram menos claros e foram influenciados por fatores individuais como a menopausa.

O estudo também mostrou  ainda que um maior IMC está associado a uma menor chance de desenvolver câncer de próstata. Com informações do jornal O Globo.

Fonte: iBahia


Compartilhe:

Comentários: