Outro forte terremoto sacode o Chile

Na terça (1º), tremor de magnitude 8,2 matou 6 pessoas no país.
USGS informou que sismo desta quarta teve magnitude 7,8.

 Outro forte terremoto sacudiu o norte doChile na noite desta quarta-feira (2), um dia após a região ser sacudida por um potente tremor de magnitude 8,2. O Instituto Geológico dos Estados Unidos (USGS) informou que o tremor desta noite atingiu magnitude 7,8.

O terremoto, o maior de uma série de tremores secundários após o poderoso e mortal tremor de terça (1º) – que matou 6 pessoas no país -, ocorreu às 23h45, e foi localizado a 19 km ao sul do porto de Iquique, a uma profundidade de 20 km, de acordo com o USGS.

Cerca de 50 minutos antes, a região já havia sido atingida por um terremoto de magnitude 6,4, segundo o USGS.

Não há, por enquanto, relato de danos ou vítimas.

O Escritório Nacional de Emergência (Onemi), ligado ao Ministerio do Interior chileno, decretou alerta de tsunami para toda a costa e região norte chilenas. O alerta foi suspenso cerca de duas horas depois.

O Onemi informou que ordenou a evacuação preventiva da zona costeira, orientação também suspensa cerca de duas horas depois. Barcos da região pesqueira do Porto de Arica chegaram a deixar a área para fugir de possíveis grandes ondas.

Por segurança, a presidente do Chile, Michelle Bachelet, que foi a Arica nesta quarta e se hospedou em um hotel localizado perto do mar, deixou a região.

Como na noite anterior, muitas famílias deixaram rapidamente as cidades de Arica, Iquique e Antofagasta, além de outras comunidades.

Segundo o Serviço Geológico da Universidade do Chile, foram registrado nesta quarta mais de 100 réplicas – a maioria de magnitude 5 – após o poderoso terremoto de terça.

 

Fonte: G1


Compartilhe:

Comentários: