Reforçando os perigos da mistura entre álcool e direção, Detran realiza Semana Nacional de Trânsito

Ação acontece entre os dias 17 e 20 de setembro

Entre os dias 17 e 20 de setembro, o Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) irá promover a Semana Nacional de Trânsito. A ação tem como objetivo educar os condutores no sentido de tornar o trânsito mais seguro. Neste ano, a semana irá trabalhar o tema “Álcool, outras drogas e segurança no trânsito: efeitos, responsabilidades e escolhas”, uma continuação da campanha “Década de Ações de Segurança no Trânsito 2011-2020”.

A campanha irá reforçar ações que incentivam os cuidados no trânsito e a redução de acidentes, como os aspectos comportamentais de quem dirige após o consumo de álcool ou ingere substâncias para evitar o sono. Assuntos como acessibilidade e direitos humanos também ganharão um espaço nos debates.

Através da Coordenação de Segurança e Educação para o Trânsito (CS), o Detran-BA irá promover ações no Centro Interativo da Sede do órgão, localizado na Avenida Antônio Carlos Magalhães (ACM), durante todo o dia, com estudantes da rede pública e privada de ensino; Comandos Educativos em pontos estratégicos para abordar motociclistas; e na entrada do Salvador Shopping, durante todo o dia, a Unidade Móvel do órgão, a mini-pista e um simulador de direção, no intuito de proporcionar aos visitantes a experiência de dirigir sob efeito de álcool, durante cinco minutos, reforçando o a ideia sobre os perigos de combinar álcool e direção.

Além disso, a partir do dia 2 de dezembro, será obrigatório o uso de simuladores de direção veicular para a formação de candidatos à categoria “B” em todos os Estados brasileiros. A medida segue as resoluções 422/12, 423/12 e 444/13 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

Vale lembrar que durante toda a semana o Teatro Eva Herz da Livraria Cultura, no Salvador Shopping, receberá o III Seminário sobre Segurança no Trânsito da Bahia, também de 17 a 20 de setembro, que terá como tema “Transitando: união de esforços para salvar vidas”, com a participação de instrutores dos Centros de Formação de Condutores (CFCs), agentes de trânsito, pedestres e condutores. A entrada é gratuita.

Fonte: iBahia


Compartilhe:

Comentários: