Secretário de Defesa dos EUA renuncia

Presidente dos EUA, Barack Obama, aceitou o pedido de renúncia.
Chuck Hagel vai permanecer como chefe do Pentágono até nomeação.

Chuck Hagel visita Afeganistão após libertação de militar norte-americano (Foto: Pablo Martinez Monsivais/Pool/AFP) O secretário de Defesa dos Estados Unidos, Chuck Hagel, de 68 anos, anunciou nesta segunda-feira (24) sua renúncia, informou  um funcionário de alto escalão da Casa Branca. A saída de hagel estaria em parte ligada às divergências sobre a estratégia adotada contra o grupo Estado Islâmico (EI) no Iraque e na Síria, segundo o jornal “New York Times”.

“Um sucessor será escolhido rapidamente”, disse a fonte, que pediu o anonimato. Hagel, de 68 anos, o único republicano no gabinete presidencial, permanecerá em seu cargo até que um substituto seja confirmado pelo Senado. O presidente Barack Obama fez um pronunciamento em que anunciou a saída do secretário.

Hagel, que sofreu para aprimorar seus laços com o Congresso após ter sua confirmação para o cargo em uma audiência conturbada em 2013, submeteu sua renúncia após longas discussões com Obama, que começaram em outubro, segundo fontes.

Os principais nomes cotados para o cargo incluem Michele Flournoy, ex-subsecretária de Defesa, e Ashton Carter, ex-vice-secretário de Defesa, que já eram citados para o cargo antes de Hagel ser nomeado.

O senador Jack Reed, Democrata de Rhode Island, é outro possível concorrente.

Senador republicano por Nebraska entre 1996 e 2008, Hagel deixou a política para ser professor na Universidade de Georgetown e antes de chegar ao Pentágono era presidente do Atlantic Council, um centro de estudos especializado em segurança e defesa.

Fonte:G1

 


Compartilhe:

Comentários: