Senador pede providências para ameaças sofridas por Fábio Porchat

Humorista vem sendo ameaçado por vídeo em que critica a Polícia Militar.
Na tribuna, Álvaro Dias pediu que autoridades identifiquem os responsáveis.

Senador ÁlvaroDias (PSDB-PR) discursou nesta segunda (10) na tribuna do Senado (Foto: Pedro França/Agência Senado)O senador Álvaro Dias (PSDB-PR), em discurso na tribuna do Senado nesta segunda-feira (10), cobrou das autoridades providências para as ameaças sofridas pelo humorista Fábio Porchat. Dias leu carta do pai do humorista, que já foi deputado federal, em que ele relata ameaças ao filho após Porchat divulgar na internet um vídeo que critica a Polícia Militar. De acordo com o senador, as ameaças são “atentatórias” contra a vida do humorista.

No vídeo, produzido pelo canal Porta dos Fundos, do qual Porchat faz parte, dois cidadãos comuns abordam dois PMs e começam a fazer uma revista. A ação é conduzida com métodos truculentos, dando a entender que essa é a maneira como a Polícia Militar age na vida real.

De acordo com Álvaro Dias, as ameaças partiram de um blog chamado “Blog do Soldado”, página não-oficial de apoio à PM do Rio. O senador cobrou que as autoridades identifiquem os responsáveis pelos ataques a Porchat.

“Imagino não ser tão difícil para as autoridades públicas identificar o responsável ou os responsáveis por estas ameaças, principalmente as que foram feitas por intermédio do ‘Blog do Soldado’. É preciso impedir que fatos desta natureza prosperem no Brasil, porque se trata também de uma afronta à liberdade de expressão e de opinião, ou seja, uma afronta a uma liberdade essencial do cidadão”, afirmou Dias.

O Porta dos Fundos já havia se manifestado sobre o episódio por meio de sua assessoria. O grupo disse que a crítica foi aos PMs corruptos, e não à PM em geral.

Nosso vídeo é uma crítica ao policial corrupto e não à Polícia Militar como instituição. A corrupção existe em todas as áreas e temos certeza de que o policial honesto não se ofende com uma “piada denúncia” no vídeo do Porta dos Fundos. Aliás, contamos, inclusive, com a própria polícia para averiguar as ameaças publicadas no blog que, aí sim, mancham a imagem da corporação”, disse a assessoria.

No Senado, Álvaro Dias ainda cobrou do Congresso e do Ministério da Justiça providências para solucionar o caso.

“Creio ser dever do Congresso Nacional não apenas se solidarizar, mas tomar iniciativas que possam coibir esta ameaça de violência. Eu espero que o ministro da justiça, José Eduardo Cardozo, adote providências para tranquilizar não apenas a família do humorista Fabio Porchat, mas também a sociedade. Afinal, essas violentas ameaças à integridade física das pessoas se constitui também em ameaça à democracia”, concluiu o senador.

Fonte: G1


Compartilhe:

Comentários: