Suplementação de ácido fólico é essencial para uma gestação saudável

Bem Estar Gravidez InteratividadeToda gestação dura mil dias e quando a gravidez é planejada, os cuidados começam antes mesmo da concepção do feto. A suplementação de ácido fólico é fundamental para uma gestação segura e saudável. A pediatra e consultora do Bem Estar Ana Escobar diz que as mulheres que pretendem engravidar devem começar a tomar o ácido fólico a partir do momento em que a decisão é tomada, “pensou em engravidar, começa a tomar a vitamina. O ácido fólico é essencial no desenvolvimento do feto e do tubo neural”.

Também conhecido como Vitamina B9, o ácido fólico ajuda a combater a anemia e as doenças cardiovasculares. Nas gestantes, ele atua na prevenção das malformações congênitas como a anencefalia (má formação do cérebro) e espinha bífida (defeito no tubo neural). Ambas as alterações são facilmente evitáveis com o uso do ácido fólico.

O obstetra Sérgio Floriano Toledo, presidente da regional de Santos da Associação de Obstetrícia e Ginecologia de São Paulo, alerta para a importância do acompanhamento no período pré-concepção. “Quase 50% das mulheres engravidam sem planejamento. Entre jovens menores de 17 anos, 90% não fazem um planejamento, e as mulheres com mais de 40 anos também são acometidas da falta de informação”. Ainda segundo o médico, que também é professor da Faculdade de Ciências Médicas de Santos, as medidas preventivas feitas com o acompanhamento de um ginecologista são fundamentais para diminuir o risco das malformações fetais.

Tubo neural
O tubo neural é onde se origina o sistema nervoso. Ele se forma entre 18° e o 26° dia de gestação. Por isso, durante essa fase a mulher deve ter níveis de ácido fólico suficientes para ela e para a demanda gerada pelo desenvolvimento do feto. Mesmo para as mulheres com o nível de ácido fólico considerado normal, deve-se fazer a suplementação. “Depois de confirmada a gravidez, a mulher deve ainda tomar o suplemento por 12 semanas. Essa vitamina é a única que se faz necessária durante o primeiro trimestre de gestação”, afirma o obstetra.

Alimentos fonte de ácido fólico
Devido a importância do ácido fólico na alimentação para as gestantes e para suprir a carência da população em geral, o Ministério da Saúde e a Anvisa criaram uma resolução que passou a valer em junho de 2004, tornando obrigatória a fortificação das farinhas de trigo e milho. Além disso, o ácido fólico também pode ser encontrado em vegetais de folhas verdes, feijão, vagem, brócolis, espinafre, gema de ovo, peixes e sucos de frutas cítricas.

Apesar disso, o obstetra Sérgio Floriano diz que nada substitui o suplemento pela quantidade que deve ser ingerida. “Isso também vale para as gestantes que já tem uma alimentação saudável”. O médico ressalta ainda que o suplemento não engorda e não faz mal à saúde, independente do tempo de uso.

Fonte: G1 / Bem Estar


Compartilhe:

Comentários: