UFBA acaba com vestibular e aprova seleção total pelo SISU a partir de 2014

Seleção ocorrerá por meio do Enem e a segunda fase deixa de ser realizada

O Conselho Acadêmico de Ensino (CAE) da Universidade Federal da Bahia aprovou nesta quarta-feira (19), o Sistema de Seleção Unificada (SISU) como método único de seleção. Com a decisão, a partir do primeiro semestre de 2014, os novos alunos que ingressarão em todos os cursos de graduação da universidade serão selecionados pelo SISU, após realizarem a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).  

Os cursos que requerem comprovação de habilidade específica podem ter uma avaliação adicional, o que ainda será analisado pelas respectivas unidades de ensino.  Em ofício divulgado no site da Ufba, a reitora Dora Leal Rosa justifica a adoção do sistema: “a avaliação de nossa experiência com o vestibular deste ano, em que adotamos o Enem como primeira fase, nos mostra claramente que não se justifica a realização da segunda fase”.

“Com efeito, é muito grande a interseção entre o conjunto dos candidatos que se classificaram no vestibular e o conjunto dos candidatos que se classificariam caso houvesse apenas uma fase (Enem): a média dessa interseção, tomada sobre todos os cursos, foi de quase 70%. (…) Em outras palavras, a existência da segunda fase altera muito pouco a lista dos candidatos que ingressam na universidade”, completa. Clique aqui para acessar o ofício completo. 

Desde 2009, a UFBA já adota o ENEM como única prova de seleção aos Bacharelados Interdisciplinares (BI) e no vestibular 2013, já tinha adotado para a primeira fase dos Cursos de Progressão Linear (CPL), mas manteve seu processo seletivo para a segunda etapa. Válido em todo o Brasil, o SISU permite que as instituições de ensino selecionem seus novos alunos com base, exclusivamente, nas notas obtidas no Exame.

Fonte: iBahia


Compartilhe:

Comentários: