‘Virgindade em concurso’ no Congresso

Alice Portugal exige explicações da Saeb

A polêmica em torno do concurso da polícia civil da Bahia que pede um teste de virgindade à candidatas, chegou no Congresso Nacional. Em pronunciamento na manhã desta quinta (14), na Câmara dos Deputados, a parlamentar comunista Alice Portugal exigiu explicações do governo da Bahia.

“Falei, exigindo esclarecimentos da Sec Adm-ba, sobre edital de concurso da Policia Civil,que alude sobre a virgindade das candidatas !!!!”, postou a deputada do PCdoB há pouco, em seu perfil no twitter. 

Nesta quarta (13) a Ordem dos Advogados do Brasil, Secção Bahia, repudiou a obrigatoriedade de comprovação de virgindade para candidatas aos postos de delegada, escrivã e investigadora. A requisito consta no edital de concurso público promovido pelo governo baiano. 

A Secretaria de Administração da Bahia explicou que o caso “não se configura uma cláusula restritiva, mas sim uma alternativa para as mulheres que, porventura, queiram se recusar a realizar os exames citados no edital”. Diz ainda que esse item seria recorrente em vários concursos públicos realizados no País.

Fonte: Bahia Todo Dia


Compartilhe:

Comentários: