Abril Verde: Mês de Prevenção de Acidentes do Trabalho

Foto: Reprodução.

 

O Abril Verde é um movimento de Prevenção de Acidentes do Trabalho. O objetivo deste   é o de conscientizar o colaborador sobre a prevenção de acidentes e adoecimentos, e, desta forma, as empresas geralmente realizam ações como palestras, treinamentos, diálogos diários de segurança, dentre outras atividades que remetem à prevenção.

Em tempos de pandemia a saúde dos colaboradores é uma temática de suma relevância, pois a adoção de medidas preventivas de enfrentamento à Covid 19 é indispensável também para a continuidade de todas as atividades laborais. A identificação da cor verde faz analogia à cor da segurança do trabalho e o propósito é promover notoriedade em um evento de extrema importância para todos os segmentos. Outros movimentos como o Setembro Amarelo que promove a conscientização e prevenção ao suicídio, o Janeiro Branco que faz referência à prevenção da Saúde Mental, já são bem conhecidos em todo o cenário nacional.

Ressalta-se que difundir o trabalho seguro é uma das principais ações deste movimento, bem como a mobilização da sociedade em prol da redução de acidentes, minimização de adoecimentos e melhoria nas condições de trabalho. De acordo com o Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho do Ministério Público do Trabalho (MPT), no Brasil em 2017 foram registrados 549,4 mil acidentes de trabalho. Ocorreram 623,8 mil acidentes de trabalho em 2018 entre a população com vínculo de emprego regular e aproximadamente 2 mil óbitos, um crescimento de 13,5% em relação ao ano anterior.

No Oeste Baiano, de acordo com dados do Cerest – Barreiras através do SINAN-Sistema de Informações de Agravos de Notificação no período de 2018 a 2020 foram notificados 751 acidentes do trabalho, sendo 398 resultantes em incapacidade temporária, 42 casos de incapacidade parcial permanente, 8 referentes à incapacidade total permanente, 177 curados, 80 outros e 48 óbitos pelo acidente. É importante destacar que pode haver subnotificação.

Mesmo com tanta ênfase para o mês de Abril, a prevenção é a medida adotada durante todo o ano pelas empresas que compreendem que esta custa mais barato que o acidente. A prevenção além de evitar custos, promove a proteção do maior patrimônio que é a vida. Sendo assim, promover a cultura da segurança do trabalho é fundamental através de ações assertivas de reconhecimentos dos riscos e perigos, da identificação das medidas de controle, avaliação do engajamento dos colaboradores, a promoção da qualidade de vida no trabalho, realização de debate sobre a responsabilidade dos gestores, líderes e representantes de órgãos e instituições públicas e privadas, enfim, a avaliação e monitoramento constante do comportamento dos envolvidos com foco na preservação da integridade física e mental de todos.

Autora:

 

 

Daniela Cristina de Souza Pereira Campos

Engª Agrônoma e Especialista em Gestão do Agronegócio pela Universidade do Estado da Bahia, Engª de Segurança do Trabalho pela Universidade do Estado de São Paulo. Sócia proprietária da Normaseg Consultoria e Assessoria em Segurança do Trabalho.


Compartilhe:

Comentários: