Apresentações culturais marcam abertura da 13ª Primavera dos Museus

As ações acontecem na nova sede do Museu Municipal Napoleão de Mattos Macêdo.


Novo endereço do Museu: Avenida José Bonifácio, n° 234, centro.

Em Barreiras, a abertura da 13ª temporada da Primavera dos Museus que traz esse ano o tema “Museus por dentro, por dentro dos museus” aconteceu nessa quarta-feira (18), no novo espaço do Museu Municipal Napoleão de Mattos Macêdo. Agora, as histórias do oeste e suas influências culturais podem ser conferidas pelo público na Avenida José Bonifácio, n° 234, centro (em frente ao ABCD).

O evento de ação anual do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), realizado em todos os museus nacionais, vai até a próxima sexta-feira (20). Em Barreiras, a 13ª Primavera dos Museus será um espaço de difusão cultural e inclusão social através de uma programação diversificada promovida pela Secretaria Municipal de Educação, por meio da Diretoria de Cultura, dentro do Projeto Cultura e Arte por toda parte.

Colorindo e alegrando a abertura, o Reisado de Dona Zefa, a apresentação musical da Banda Municipal 26 de Maio e a dança afro animaram o público e as autoridades presentes, como a secretária de educação Cátia Alencar, subsecretária Emília Moreno, diretor de cultura Lucas Barreto, secretária de administração Gislaine Barbosa, vice-presidente da Câmara de Vereadores, João Felipe, da coordenadora do Museu, Lívia Paiva e da curadora Maria Amélia.

A 13ª Primavera dos Museus será um espaço de difusão cultural e inclusão social.

“Esse é um evento nacional, acontece em todos os cantos do Brasil e estamos muito emocionados ainda mais realizando esse evento nessa nova sede. O Museu para nós é uma ponte ligando a sociedade, a nossa tipologia que é histórica e etnográfica, então, essas memórias, cada acervo que está aqui, tem sua importância. O Museu Napoleão de Mattos Macêdo é uma trincheira de memórias, que agora passa a ser classificada”, pontuou Maria Amélia, curadora do Museu.

Há 23 anos, o Museu Napoleão de Mattos Macêdo proporciona um espaço de pesquisa através de diversos objetos que contribuem positivamente na memória histórica e na cultura do município de Barreiras. Na programação dessa quinta-feira, (19), os visitantes puderam conferir de perto a apresentação teatral da Miquei, também as apresentações da Escola de Música Antoninho Sampaio; Balé Mar e Ar; pinturas livres com a participação especial dos integrantes do Centro de Atenção Psicossocial II; exposição de fotos antigas de Barreiras; o espetáculo ‘A cápsula do tempo’ e a exposição de artesanatos, biscoitos e doces regionais.

Ainda fomentando a divulgação dos museus no âmbito da Primavera, no último dia, sexta-feira, (20), as apresentações começam a partir das 10h30 com Balé Mar e Ar, seguido pela continuidade da exposições do Artesanato Girassol, ASBART e o encerramento com o concursos de Fanfarras Municipais no Parque Engenheiro Geraldo Rocha.

Escola de Música Antoninho Sampaio.

 

O Museu existe há 23 anos de existência em Barreiras.

“O Governo Municipal honra com o compromisso de realizar esse evento que é um acervo de memória e de reconhecimento do nosso município enquanto museu de referência regional. Agradecemos toda equipe que trabalha em prol da cultura barreirense, pois esse novo ambiente torna mais acessível à história, aproximando a comunidade, as escolas e interagindo na vida dos nossos alunos e do município. E que nesse novo espaço, todos possam entrar, conhecer e se encantar com a história viva de Barreiras”, concluiu Cátia Alencar.


Compartilhe:

Comentários: