Arival Viana é o prefeito em atividade com mais mandatos à frente do executivo

Em 2021 iniciará o seu sexto mandato no município de Buritirama.

Jaime Modesto

 Há políticos que surpreendem pela quantidade de cargos conquistados ao longo dos anos. Há outros que se destacam por terem conquistado vários mandatos no mesmo posto de prefeito. Neste domingo 15 de novembro de 2020, quem voltou ao cenário da política baiana para exercer o seu sexto mandato é o veterano Arival Marques Viana.

Arival Viana retoma o comando do município de Buritirama, pela habilidade, articulação, competência e aprovação da população, transformou a Vila Buriti dos Viana em um importante município do oeste baiano.

Coincidência ou não, em 15 de novembro de 1985, Arival foi eleito como primeiro prefeito de Buritirama, município que ajudou criar e 35 anos depois, 15 de novembro de 2020, foi novamente eleito para exercer o seu sexto mandato com uma vitória acachapante.

Conhecido por sua coerência, posições firmes e de um exímio gestor, Arival Viana foi considerado um dos gestores mais bem avaliado do estado em toda sua vida pública.

Seja pela habilidade, articulação ou trabalho aprovado pela população, Arival já faz parte da história e não será esquecido. Inclusive parece estar longe de deixar a política, considerando a sua capacidade física e intelectual. Um recordista de tempo à frente do executivo.

Arival na sua forma de ser é um articulador político por excelência, conciliador e com trânsito livre nos poderes institucionais e nos partidos, sempre foi discreto em suas movimentações, em sua maioria vitoriosa, o que explica o interesse de várias lideranças políticas em seu retorno à vida pública.

Já ventila nos bastidores da política oestina, que entre os prefeitos eleitos da região, o nome de Arival Viana vem se tornando consenso para assumir a presidência da UMOB – União dos Municípios do Oeste Baiano.  Arival goza de muito respeito e confiança entre os prefeitos de toda a região Oeste, tem trânsito no governo da Bahia e no governo federal, foi assessor especial do ministro da Educação, é graduado em administração e considerado um dos políticos mais respeitados da Bahia.

A UMOB é a entidade que representa os prefeitos do Oeste e articula ações integradas pelo desenvolvimento da região. Arival é um dos membros fundadores da entidade e um líder político de grande referência à região e no interior da Bahia. Atualmente quem ocupa a presidência da UMOB é o prefeito de Muquém do São Francisco, Márcio Mariano.

Sondagem realizada pela nossa equipe de reportagem constatou que o prefeito de Barreiras Zito Barbosa, que seria um candidato nato, já se manifestou que deseja assumir a presidência do CONSID – Consórcio Intermunicipal do Oeste da Bahia, que tem como presidente o prefeito de Formosa do Rio Preto, Termosires Neto e o CONSOB – Consórcio de Saúde do Oeste Baiano, presidido pelo prefeito de Catolândia Gilvan Pimentel, instituição mantenedora da Política de  Barreiras, os dois consórcios integram a UMOB.


Compartilhe:

Comentários: