Barreiras: Produtores, agroindústrias e comerciantes de gêneros alimentícios de origem animal recebem apoio técnico, por meio do SIM

Com a aprovação do Decreto nº179 de regulamentação do Serviço de Inspeção Municipal – SIM, em julho deste ano, a Prefeitura de Barreiras, por meio da Secretaria de Agricultura e Tecnologia, realizou visitas técnicas na manhã desta segunda-feira, 26, aos produtores rurais, comerciantes e proprietários de pequenos abatedouros de frango que desejam ampliar a venda de suas produções com ênfase no mercado varejista.

“Tivemos uma primeira etapa que foi a aprovação da adequação da lei já existente e depois a homologação do decreto. São 10 estabelecimentos cadastrados e a expectativa é aumentar esse número com o início dos trabalhos de campo e conforme a divulgação do Sistema vai ganhando alcance. Esse é na verdade um serviço prestado à comunidade, atendendo também às demandas dos produtores e agroindústrias, que querem colocar seus produtos de origem animal à venda no mercado”, explicou o secretário de agricultura José Marques.

Neste primeiro momento, a equipe técnica do SIM, representada pelos veterinários Diego Cabral e Ubirajara Marques e a engenheira agrônoma Eliane Almeida, passou pela Deliave – Casa de Carnes, além de abatedouros de frango em fase de implantação no Barreiras Sul e comunidade do Tatu. As instalações foram revistas, todos cadastrados e informados sobre o início dos trabalhos a partir da nova regulamentação.

O SIM viabiliza que empreendedores que investem em produtos de origem animal como laticínios, ovos, mel, carne, frango e pescado, tenham um selo de origem para atuar de modo legal em Barreiras,  com  expectativa de abranger a região Oeste via Sim – Consorciado futuramente, padronizando a produção à qualidade e requisitos previstos no Sistema. Isso traz segurança a quem produz, consome e abre portas para as linhas de créditos disponíveis.

Segundo Manoel de Souza, produtor de frango, o apoio da Secretaria de Agricultura foi essencial para manter firme o desejo de produzir. “Se não fosse essa equipe eu não teria continuado, a gestão tem dado todo apoio, agora é hora de trabalhar e botar pra vender”, destacou.

O regulamento completo pode ser conferido em sua íntegra por meio do link https://www.barreiras.ba.gov.br/diario/pdf/2021/diario3481.pdf.


Compartilhe:

Comentários: