Blitz educativa alerta condutores sobre cuidados no trânsito

Almerice Rodrigues 

Conscientizar a população sobre a importância da regularização da situação documental tanto do veículo quanto do condutor e dos cuidados com a saúde. Este foi o objetivo da blitz educativa realizada pela Polícia Militar em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e o Samu, na manhã nesta quinta-feira (28/09) na Avenida Matriz, em Formosa do Rio Preto.

A iniciativa, alusiva à Semana Nacional do Trânsito, chamou a atenção de todos os que passavam no entorno e dos moradores da região onde ocorreu, principal via de acesso ao centro da cidade.  “A blitz é muito boa, tinha que ter sempre, pois ajuda a melhorar o trânsito”, opinou dona Lourdes.

Foram parados 48 veículos em duas horas de ação. Além da vistoria no carro ou moto e da conferência da documentação, as pessoas abordadas recebiam os serviços de aferição da pressão arterial, teste de glicemia, orientações e um folder informativo sobre o tema.

 “A blitz teve caráter educativo. É importante que as pessoas sejam conscientizadas. Quando se dirige , deve-se evitar o consumo de bebidas alcoólicas e de qualquer outra substância psicotrópica que debilite a função motora do condutor para não ocasionar um acidente com vítima ou de qualquer outra natureza”, esclareceu o Tenente PM Rodrigo, da 86ª CIPM.

Na tenda montada especialmente para o evento, uma equipe da Secretaria de Saúde, com o suporte de integrantes do Samu, fez plantão e atendeu os condutores e passageiros que aproveitaram para verificar como estava a pressão arterial e o índice glicêmico. “O cuidado com a saúde merece maior atenção quando estamos conduzindo um veículo. É preciso estar bem e compreender que dirigir é uma grande responsabilidade consigo mesmo e com as outras pessoas”, enfatizou a secretária de Saúde, Thaíse Soares.

De acordo com o Ten. Rodrigo, a maioria da população desconhece a legislação de trânsito e cabe aos órgãos públicos orientar para prevenir acidentes que coloquem a vida das pessoas em risco. “Com as blitz as pessoas ficam mais atenciosas, pois reforça a exigência do uso do capacete para os motociclistas e de ter a documentação em dia, para todos que conduzem veículos. A cidade está crescendo e precisa de mais organização no trânsito para termos menos acidentes”, concluiu o jovem Abmael.


Compartilhe:

Comentários: