Buritirama realiza a I Conferência Municipal de Agricultura

IMG_0750WEB

A Conferência contou com a presença de autoridades governamentais, sociedade civil, representantes de sindicatos e de agricultores familiares

Reinaldo Rolon

Foi realizada na última quinta-feira (19), a I Conferência Municipal de Agricultura de Buritirama. O evento promovido na Câmara de Vereadores contou com a presença de autoridades governamentais, sociedade civil, representantes de sindicatos e de agricultores familiares.

O prefeito do município Arival Viana, presidiu a Conferência que preconiza a universalização das estratégias e ações prioritárias de assistência técnica e extensão rural para os agricultores familiares, através do diálogo entre sociedade civil e poder público, estreitando a distância entre o governo municipal e o agricultor familiar.

A I Conferência teve como tema principal: “ATER, Agroecologia e Alimentos Saudáveis” com os seguintes eixos temáticos: Eixo I – Sistema Nacional de ATER – Fortalecimento Institucional, Estruturação, Gestão, Financiamento e Participação Social; Eixo II – ATER e Politicas Publicas para a Agricultura Familiar; e Eixo III – Formação e construção de conhecimento na ATER.

A Lei de ATER institui a Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (PNATER) e o Programa Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural na Agricultura Familiar e na Reforma Agrária (PRONATER) e define os princípios e os objetivos dos serviços prestados.

A005 (10)

O prefeito do município Arival Viana, presidiu a Conferência

De acordo com o prefeito, a extinção de diversos órgãos estaduais, como a EBDA e a crise econômica e financeira que castiga o município, dificultam muito a reestruturação da nova secretaria de Agricultura e do Meio Ambiente, no município, que doravante, obrigatoriamente deverão estar desmembradas e que devem contar cada uma, com uma boa equipe técnica de nível superior, para o bom funcionamento e desempenho de suas funções. Já está em tramitação, na Câmara, o projeto que desmembra e cria as secretarias de Agricultura e Desenvolvimento Rural e a de Meio Ambiente e Recursos Hídricos.

O Regimento Interno da I Conferência Municipal de Agricultura foi votado e aprovado pelos delegados presentes no evento.

O representante da Comissão Territorial – COT da Bacia do Rio Grande, Éder Alan de Oliveira, explanou sobre a amplitude da agricultura familiar, seu fortalecimento através de metodologiasIMG_0745WEB educativas e participativas, buscando a melhoria da qualidade de vida, condições para o exercício da cidadania e o desenvolvimento rural sustentável, visando única e exclusivamente a alimentação saudável do indivíduo. “Com isso contempla todas as fases da atividade econômica do agricultor familiar, com o objetivo de motivar a família a permanecer na sua propriedade, evitando o êxodo rural”, frisou.

Após a palestra ministrada, os três grupos de trabalho ocuparam suas posições, nas salas identificadas, para a realização das deliberações nas oficinas temáticas, previamente estabelecidas. De volta à plenária, os representantes dos grupos de discussões, expuseram os problemas encontrados e sugeriram propostas para a sua solução. Cada proposta, em cada eixo, foi votada, aprovada e registrada em ata, elaborada no momento.

Finalmente, foram eleitos os seis representantes municipais que irão participar da Conferência Estadual Territorial Técnica e Extensão Rural.

Além do prefeito de Buritirama, participaram da conferência, o vice-prefeito Judson Ferreira, o Diretor da Divisão de Desenvolvimento Rural, Assistência Técnica e Cooperativismo, José Teixeira; o presidente da Câmara de Vereadores, Alan Nunes Machado, secretários de governo do município, representantes de sindicatos, além de representantes de grupos e associações rurais de agricultores, estudantes e comunidade em geral.


Compartilhe:

Comentários: