Buritirama realiza II Fórum Comunitário do Selo UNICEF

A006

Reinaldo Rolon

A Prefeitura de Buritirama, através do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), o CONSELHO TUTELAR e da articulação das Secretarias Municipais, de ASSISTÊNCIA SOCIAL, SAÚDE, EDUCAÇÃO, realizou na manhã da última sexta-feira, 10, o II FÓRUM COMUNITÁRIO, objetivando mais uma conquista da certificação internacional, SELO UNICEF – MUNICÍPIO APROVADO, Edição 2013-2016, para Buritirama, iniciativa do Fundo das Nações Unidas para Infância-UNICEF, que reconhece o esforço do município, na implementação de programas, ações e políticas públicas em favor da infância e da adolescência.

O evento foi realizado nas dependências da Escola Municipal Prof. Carlos Ivan de Souza e contou com a participação do prefeito Arival Viana, da articuladora do Selo Unicef no município e Secretária Municipal de Saúde, Nádia Caitano, dos secretários municipais, da presidente do Conselho Tutelar de Buritirama, Beatriz Costa, da presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente-CMDCA, Aline Silva, do representante dos adolescentes, David da Silva, do mediador do Selo Unicef José Nilson. Cerca de 200 pessoas, entre crianças e adolescentes do município participaram do evento.

IMG_7787WEBO objetivo do II Fórum Comunitário foi a de mostrar aos participantes os avanços obtidos, através dos indicadores nas áreas da Saúde, Educação e Assistência Social e através da Feira de Exposições a diversidade das ações estratégicas de políticas públicas e participação social, desenvolvidas pelas Secretarias articuladas (Secretaria de Saúde, Educação e Assistência Social), com participação ativa do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CDMDA e do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA).

A articuladora do Selo Unicef e Secretária Municipal de Saúde, agradeceu o apoio e a dedicação de todos os envolvidos na articulação do Selo e principalmente ao prefeito, que continua com a sua visão prioritária, desde a primeira adesão ao Selo Unicef, nas ações e políticas públicas desenvolvidas nas áreas da infância e adolescência.

Em seu discurso Arival agradeceu o empenho e a seriedade das secretarias articuladas e suas unidades, pelas ações e programas desenvolvidos, que tem como foco principal, as crianças e adolescentes de Buritirama. “O reconhecimento através da Certificação do Selo Unicef é importantíssimo porque torna pública as ações desenvolvidas no município, em prol das crianças e adolescentes”, destacou o prefeito.

A realização do 2º Fórum Municipal do Selo Unicef é a última etapa das ações exigidas pelo Unicef para que o município seja contemplado com a aprovação do Selo, além de ser uma estratégia que tem como meta a redução das desigualdades que afetam as crianças e adolescentes e a garantia de seus direitos nos municípios. Posteriormente, já no período da tarde, o mediador do Selo Unicef, José Nilson realizou uma visita, à Sede do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CDMDA e do Conselho Tutelar, acompanhado da Articuladora do Selo Unicef no município,  e dos técnicos responsáveis pela duas áreas respectivas, com o objetivo de avaliar o grau de funcionamento, dentre elas, estrutura e atendimento, através de documentos, atividades que  deverão ser regidas comprovadamente de acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA.

Após a avaliação e análise das metas alcançadas sairá a relação dos municípios aprovados para edição 2013/2016, previsto para Dezembro de 2016.


Compartilhe:

Comentários: