Caminhada de prevenção ao suicídio reúne centenas de pessoas em Barreiras

Ação pela valorização da vida acontece pela segunda vez no município

Caminhada de prevenção ao suicídio trouxe a mensagem “Viver é a melhor opção sempre!” | FOTO: Cheilla Gobi

Cheilla Gobi DRT 4871/BA

Aconteceu na tarde desta sexta-feira (29), em Barreiras, Oeste baiano, uma caminhada pela saúde mental, da campanha “Setembro Amarelo”, que visa a conscientização da população acerca do suicídio. A caminhada organizada pela Comissão de Prevenção ao Suicídio de Barreiras teve início na Câmara de Vereadores e reuniu centenas de pessoas.

FOTO: Cheilla Gobi

Durante a caminhada, que foi até a Praça Castro Alves, os participantes levaram faixas e cartazes trazendo às pessoas mais informações sobre assuntos como depressão, suicídio e as formas de prevenção, já que a ocorrência tem aumentando muito nos últimos anos.

FOTO: Cheilla Gobi

Idealizador da ação, o psiquiatra Francisco Honorato | FOTO: Cheilla Gobi

O idealizador da ação, o psiquiatra Francisco Honorato, disse que essa é apenas uma de muitas ações de prevenção que acontecem na cidade. Segundo ele, ações de prevenção ao suicídio foram desenvolvidas ao longo do mês do SETEMBRO AMARELO em todo o Brasil e em Barreiras não foi diferente.

Conforme Honorato, a Comissão de Prevenção ao Suicídio de Barreiras está engajada com a causa, desenvolvendo inúmeras atividades informativas junto à população durante todo o ano. “Ações com mesas redondas, palestras, blitz informativas, entrevistas, tribunas e debates da temática tem sido efetivadas em todos os bairros. Falar e quebrar paradigmas sobre transtornos psicológicos e sobre o suicídio é fundamental e a população tem entendido a proposta”.

Segundo o psiquiatra a aceitação da campanha foi um sucesso em toda a cidade. “Profissionais de várias áreas se disponibilizaram a participar e difundir a ideia da busca pela prevenção e o combate ao suicídio”, enfatizou Honorato.

A equipe da Secretaria Municipal de Barreiras participou da ação. O prefeito Zito Barbosa acompanhado da Secretária Municipal de Saúde, Marisete Bastos, vereadores e profissionais da saúde e demais autoridades de Barreiras, participaram da caminhada.

A caminhada contou com a participação especial dos usuários do Centro de Atenção Psicossocial – CAPS II e com a Recicla Banda, a animação da caminhada tomou conta do trajeto pela a Avenida Clériston Andrade.

Recicla Banda | FOTO: Cheilla Gobi

A coordenadora de Saúde Mental do município Valdenice dos santos parabenizou pelo movimento. “Gostaria de parabenizar também a comunidade por estarem aqui ajudando a promover uma campanha tão importante”, disse.

Usuária do Caps, Adriana Amorim | Foto: Cheilla Gobi

“Não é sobre ter todas as pessoas do mundo pra si. É sobre saber que em algum lugar alguém zela por ti. É sobre cantar e poder escutar mais do que a própria voz. É sobre dançar na chuva de vida que cai sobre nós…”. A música Trem Bala foi cantada pela usuária do Caps, Adriana Amorim, que também participou da caminhada alusiva ao movimento ‘Setembro Amarelo’. Na oportunidade ela contou um pouco da sua história e falou da importância em falar sobre o assunto.

“A depressão não é frescura e falar sobre o suicídio é a melhor solução. A pessoa quando está deprimida ela precisa ser ouvida, ela precisa de alguém para compreendê-la, eu já passei por isso, já tentei tirar minha própria vida, e eu só precisava de alguém para conversar. Hoje eu tenho a quem recorrer. Vamos nos atentar mais com as pessoas próximas a nós, procurem dar mais atenção aos seus filhos, aos seus pais, esposos, esposas”, alertou Adriana.

FOTO: Cheilla Gobi

 

Foto: Cheilla Gobi

Foto: Cheilla Gobi

Foto: Cheilla Gobi

Foto: Cheilla Gobi


Compartilhe:

Comentários: