Campeonato Baiano de Ciclismo de Estrada 2021 é realizado em Barreiras

O evento esportivo reuniu uma média de 180 atletas que disputaram as provas divididas em duas etapas.


 

Texto e Fotos: Dircom Barreiras

O final de semana em Barreiras foi de competição entre os atletas de todo Brasil que participaram do Campeonato Baiano de Ciclismo de Estrada 2021. As competições que aconteceram no sábado e domingo (23 e 24) reuniram uma média de 180 atletas que disputaram as provas divididas em duas etapas, sendo o contrarrelógio e de resistência.

O evento realizado pela Federação Baiana de Ciclismo teve o apoio da Prefeitura de Barreiras, e foi prestigiado pelo prefeito Zito Barbosa, acompanhado do vice Emerson Cardoso, do secretário Junior Sampaio e subsecretário Cristiano Rans (Segurança Cidadã e Trânsito), Karlúcia Macêdo (Assistência Social e Trabalho), da subsecretária Luzeni Santos (Infraestrutura), do diretor de Esportes Lucas Quirino, subdiretor Danilo Farias e demais integrantes da Diretoria de Esportes. Participaram ainda os vereadores Rider Castro, Dr. Sileno Cerqueira e José Valdimiro.

O prefeito de Barreiras falou da importância do evento na Capital do Oeste e o destaque dos atletas barreirenses, que entre as 17 categorias do Campeonato Baiano de Ciclismo, obtiveram oito títulos de campeão e seis vice-campeões, sendo a cidade com maior número de campeões em 2021. “O retorno gradativo do esporte é muito importante e temos dado atenção nas diversas modalidades esportivas com o cuidado que devemos ter para esse momento. Ficamos muito felizes em sediar o Campeonato Baiano de Ciclismo de Estrada 2021, foi um evento bonito e que destacou Barreiras para todo Brasil”, pontuou Zito Barbosa.

No sábado, as competições aconteceram à noite na BR 242, compreendendo o circuito entre a rotatória do Galego Lanches até a entrada da Vila Nova, um percurso de 6km. Cada prova teve suas especificidades em relação ao número de voltas e quilometragem, além da divisão por categorias. Nesse dia foram premiados os atletas de 17 categorias, com idades entre 12 a 70 anos.

Já no domingo, a prova de resistência reuniu centenas de pessoas que acompanharam a intensa e emocionante disputa de atletas de diversas cidades, como de Brasília, São Paulo, Salvador, Feira de Santana, Vitória da Conquista, dentre outras. Marcus Vinicius Fernandes é empresário e compete no ciclismo há 20 anos, natural de Santos/SP, ficou em primeiro lugar na categoria Elite Masculino. Antes da competição principal, ele havia ficado em segundo lugar na corrida de 10 km na cidade de Luís Eduardo Magalhães, ocorrido no mesmo dia.

 

 

“Estou muito feliz com essa premiação, na competição de sábado fiquei em 5º lugar e resolvi concorrer hoje após uma competição de corrida e dessa vez consegui subir no pódio em primeiro lugar. Gosto muito dessa cidade e essas competições esportivas a nível estadual deixam ela ainda mais especial”, disse Marcus Fernandes emocionado.

O fotógrafo da Prefeitura de Barreiras e pioneiro do ciclismo barreirense, Washington Luís também competiu e conquistou o terceiro lugar na prova contrarrelógio individual e segundo lugar na prova de resistência. Da mesma emoção compartilha o barreirense Alexandre Rios, primeiro lugar na categoria Master A2. “É muito gratificante vencer em casa, participo a mais de 15 anos de competições e o calor do público nos deixa muito feliz. Foi um evento muito bonito, o ciclismo é minha paixão”, destacou.

De acordo com o presidente da Federação Baiana de Ciclismo, o Campeonato Baiano de Ciclismo de Estrada teve como principal objetivo desenvolver e difundir o ciclismo em toda Bahia, proporcionando um intercâmbio entre todos os atletas do estado com título de Campeão Baiano aos atletas de diversas categorias. “O apoio da Prefeitura foi fundamental para o sucesso que foi o Campeonato neste ano, fechamos com chave de ouro com muitos campeões baianos barreirenses. Nossa expectativa é que para o próximo ano seja um Campeonato bem maior”, disse Orlando Schmidt.


Compartilhe:

Comentários: