Chega ao final os Jogos Estudantis Barreirense

Os jogos tiveram a participação de mais de três mil estudantes.

A primeira edição dos Jogos Estudantis Barreirense (JEB) foi considerada um sucesso pela comunidade escolar e principalmente pelos estudantes-atletas. Mais de três mil jovens das escolas municipais da zona urbana e rural participaram das modalidades de futsal, handebol, atletismo e gincana, envolvendo desde os pequenos da educação infantil até os adolescentes do 9º ano.

Preparado pela Prefeitura de Barreiras, através da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, integrando o projeto Brincar e Viver, o JEB iniciou em setembro com as disputas da Gincana entre as escolas e as competições nas quadras poliesportivas em modalidades coletivas de Futsal e Handebol. Em outubro, o atletismo movimentou a Praça Multiuso Dom Ricardo com as provas de corridas e salto em distância, nas categorias feminino e masculino.

E para finalizar nos dias 29, 30, 31 de outubro, na quadra do Ginásio Municipal Baltazarino Araújo Andrade foram concentradas as finais, levando torcidas organizadas e as equipes pedagógicas das escolas ao delírio, com disputas emocionantes e finais decididas nos últimos segundos. No futsal feminino de 12 a 14 anos e 15 a 17 anos, as alunas da Escola Municipal Santa Luzia do povoado Rio de Pedras levaram os títulos de campeãs e medalhas.  No Futsal Masculino de 12 a 14 anos, venceu a Escola de Aplicação Octávio Mangabeira Filho e de 15 a 17 anos, os atletas da Escola Municipal Luiz Viana Filho.

Os professores e educadores físicos acompanharam passo a passo para buscar o espírito competitivo e buscando sempre primar pelo respeito aos adversários. “Vivenciamos dias de muita emoção, alegria e na verdade muita expectativa. Em nossa opinião, o JEB foi um verdadeiro sucesso e agradecemos à oportunidade de interagir, a secretária Cátia Alencar, a equipe organizadora e todas as escolas que participaram e deram um show. Em 2020, a Paulo Freire retorna com muito mais empenho e dedicação”, disse a coordenadora da escola municipal Paulo Freire, Eliane Kedma.

O coordenador do JEB, professor Aparecido Freitas, analisou o evento esportivo como uma ferramenta de integração e incentivo ao esporte na rede municipal de ensino. “O JEB chega ao final com resultado positivo em todos os aspectos. Conseguimos reunir escolas da zona urbana e do campo, estudantes do pré ao 9º ano, incentivamos o atletismo, futsal, handebol, contamos com uma excelente equipe técnica, com a participação dos professores, com o envolvimento das comunidades escolares e reunimos mais de três mil estudantes nesse ambiente de interatividade, competição e torcida. Sabemos que os vencedores merecem nosso aplauso, mas quero agradecer a todas as escolas que participaram desde o início e acreditaram no projeto. Foi prazeroso conduzir o JEB, e no dia a dia aprender e ensinar a respeitar os limites, saber que perdeu dentro das regras, ganhar e comemorar”, finalizou Freitas.

Confira os ganhadores do JEB 2019:

Gincana – Escola Municipal Paulo Machado

Atletismo – Colégio Municipal Eurides Sant´Anna

Futsal Feminino 12 a 14 anos – Escola Municipal Santa Luzia (povoado Rio de Pedras)

Futsal Feminino 15 a 17 anos – Escola Municipal Santa Luzia (povoado Rio de Pedras)

Futsal Masculino 12 a 14 anos – Escola Municipal de Aplicação Octávio Mangabeira Filho

Futsal Masculino 15 a 17 anos – Escola Municipal Luiz Viana Filho

 

Fonte: Dircom Barreiras


Compartilhe:

Comentários: