Com foco no planejamento, Prefeitura lança o projeto “Desenvolve Barreiras”

Com a proposta de integrar ações de planejamento, gestão e desenvolvimento em diferentes áreas da administração pública, o prefeito de Barreiras lançou o programa Desenvolve Barreiras. Entidades e instituições da sociedade civil marcaram presença no evento

O lançamento do projeto foi realizado no auditório da Prefeitura e contou com a participação de entidades e instituições da sociedade civil | Fotos: Cheilla Gobi

Cheilla Gobi DRT 4871/BA

A Prefeitura de Barreiras lançou na manhã desta segunda-feira, 07, o Projeto “Desenvolve Barreiras”, que prevê foco no planejamento, gestão e desenvolvimento, com intuito de consolidar o município como capital do Oeste.

A proposta é que o projeto abrigue uma série de ações em diferentes áreas da administração pública. 14 programas compõem o projeto macro e, as ações contemplarão a saúde, educação, meio ambiente, turismo, agricultura familiar, agronegócio, infraestrutura, assistência social, segurança pública, cultura, esporte e lazer e ainda, geração de emprego e renda, e captação de investimentos.

O lançamento do projeto foi realizado no auditório da Prefeitura e contou com a participação de entidades e instituições da sociedade civil como representantes do Sebrae, CDL, UFOB, UNEB, igrejas católica e evangélicas, Aiba, Abapa, Polícia Militar, lojas maçônicas, instituto Evaldo Lodi, Instituto Aiba, ong’s, como Miquei, Lar de Emanuel e Casa de Recuperação Nova Vida, além de vereadores, secretários de governo, servidores municipais e a vice-prefeita Karlúcia Macêdo.

De acordo com o prefeito Zito Barbosa, cada uma das propostas será gerida pelas secretarias e pelo governo como um todo, e deve contar com a parceria das instituições e da própria população.

“Hoje estamos apresentando este importante projeto, ouvindo cada uma das instituições que aqui se fazem presentes, para que possamos realiza-lo com o apoio e colaboração da sociedade. Nós temos um compromisso de criar um conselho de gestão, participativo e fiscalizador e o Desenvolve Barreiras irá proporcionar esta criação, todas as instituições aqui presentes poderão indicar representantes para fazer parte deste conselho, fiscalizar e contribuir para o êxito deste projeto”, comentou o prefeito Zito Barbosa.

O gerente regional do Sebrae, Emerson Cardoso destacou a importância da participação das entidades no processo tanto de lançamento, quanto na execução do projeto e parabenizou o prefeito pela iniciativa. “Estamos vendo aqui a transparência das ações de todas as secretarias e todos aqui, iremos cobrar os resultados dessas ações, somos mais do que partícipes, somos vigilantes do sucesso deste projeto e sobre tudo, queremos ser corresponsáveis, na realização de todo esse programa apresentado aqui hoje”, disse Emerson destacando ainda que cada projeto precisa ter seus grupos gestores com a participação de pessoas da sociedade, parceiros. “Tudo precisa ser acompanhado, monitorado e medido. Com planejamento, gestão e desenvolvimento teremos qualidade de vida e mais oportunidades para todos”, destacou.

Na oportunidade, Zito anunciou que em breve estará lançando um amplo programa de expansão na área da educacional. Segundo ele, será o maior e mais arrojado programa de construção de escolas da Bahia. “Nos próximos três meses daremos início ao maior e mais arrojado programa de construção de escolas da Bahia, talvez, até mesmo do Brasil. Não iremos investir apenas em prédios modernos, funcionais, vamos fazer com que o ensino da rede municipal alcance excelência, porque acreditamos que uma cidade só se desenvolve com educação de qualidade. E com a atração de alunos para rede de ensino pública municipal, vamos evitar a perda de recursos que hoje chega média de dois milhões mensais”, revelou Zito.

CONHEÇA OS PROGRAMAS 

Pavimenta Barreiras – Investimento na infraestrutura com a pavimentação nos bairros; Requalificação de ruas e avenidas com a pavimentação asfáltica; Ações de tapa-buraco.

Saúde Humanizada – Tem o intuito de desenvolver ações que priorizam aplicação da cobertura de atendimento dos serviços ofertados; implementar programas já ofertados, requalificando os serviços existentes e estruturar a rede; Implantar ações que fortaleçam de toda faixa etária da prevenção ao tratamento.

Barreiras Cidade Verde e Sustentável – tem como objetivo desenvolver projetos e estratégias que garantam o desenvolvimento sustentável; Promover ações que desperte a conscientização para a importância da preservação ambiental; Implantar projetos que viabilizem a arborização de ruas, praças e avenidas da cidade; Promover ações de fiscalização e controle.

Barreiras mais bonita e mais humana – visa melhorar e qualificar a cidade com a implantação da Zona de Integração Sócio Urbana (ZIS), um novo sistema de limpeza iluminação, revitalização de praças e espaços públicos, capina, podas de arvores, varrição e pintura de meio-fio.

Programa Educa Barreiras – Abriga todas as ações da Educação, programas, projetos, construção, ampliação e melhoria na estrutura física, como também a gestão e capacitação de pessoas. O projeto prevê a construção de novas unidades, reforma e ampliação das existentes.

Barreiras Investe – Promove ações e incentivos que possibilitem a expansão e prospecção de investimentos nos polis de desenvolvimento do município, estimulando a geração de emprego e renda.

Facilitando – Visa a redução da burocracia na gestão, simplificando a abertura de empresas, atendimento a população com melhor oferta e entrega dos serviços públicos no âmbito municipal.

Cidade Legal – Objetiva ações que possibilitem a regularização fundiária urbana, cumprimento eficaz do código de obras e postura, organização e educação no trânsito, como também fiscalização do uso do solo e espaço público, licenciamento para funcionamento de empresas e implantação do novo código fiscal e tributário do município.

Cultura e Arte por toda a parte – Pretende envolver projetos e programas que possibilitem fomentar a arte e a cultura em todo o município, como projetos em bairros que fomentem a inclusão dos jovens, realização de feiras e a criação de espaços para apresentação artística e cultural.

Brincar e Viver – Programas e ações que promovam a inclusão dos jovens através do esporte.

Cidade Social – Contempla projetos e ações que promovam a inclusão através da assistência e a promoção social. Tem intuito de implantar o programa Nosso emprego; Qualificar os adolescentes para a inclusão produtiva; Serviços de proteção social básica nos domicílios para pessoas com deficiência; melhorar a infraestrutura física e administrativa do Conselho Tutelar para garantir pleno funcionamento.

Barreiras bonita por natureza – Articular uma política de fomento ao turismo com a implantação de parques que envolvem as cachoeiras e rios; investir no turismo cultural e em eventos tradicionais; Requalificar o Centro Histórico da cidade; Implantar um programa contemplando o ecoturismo, turismo de aventura, lazer e referenciais históricos de Barreiras.

Vale produtivo – Projetos, programas e ações que promovam o desenvolvimento do Vale, fortalecendo a agricultura familiar, objetivando a produção de leite, mel, frango, suínos, caprinos, ovinos, peixes, etc.

AgroForte – O programa visa retomar o protagonismo de Barreiras como município pioneiro e um dos maiores produtores de grãos do norte/nordeste estabelecendo as parcerias necessárias para fortalecer o agronegócio no município.

 


Compartilhe:

Comentários: