Com grande investimento, novo Mercado Municipal vira modelo e atinge pleno funcionamento após inauguração

MURILLO CAMPOS 

Com investimentos na casa de R$ 4,5 milhões, a Prefeitura Municipal de Bom Jesus da Lapa entregou o novo Mercado Municipal, batizado de Dona Firmina, no último fim de semana. O novo mercado, após todo o investimento feito nos últimos anos, já vira um modelo para a região e atinge em sua primeira semana o pleno funcionamento.

Após três anos de muito trabalho e utilizando recursos próprios do município, a população lapense pôde finamente ocupar e utilizar o espaço, que com um ambiente totalmente novo, moderno e com padrão de grandes cidades, pode ser já considerado um dos maiores mercados populares da Bahia. A construção homenageia e recebe o nome da feirante Dona Firmina, que durante muito tempo trabalhou no local, vendendo temperos e virando um símbolo daquela área.

Na cerimônia inaugural, que aconteceu no último fim de semana, o secretário de agricultura, Marcos Haiala, agradeceu a todos os secretários que contribuíram para a conclusão da obra e pediu desculpas aos feirantes pelos três anos de espera, que após um longo período puderam ver que o tempo foi necessário para que a obra pudesse estar 100%. Além disso, o mesmo parabenizou o prefeito Eures Ribeiro, que assumiu a responsabilidade e construiu o novo mercado, confiando na equipe da Secretaria da Agricultura.

Já o prefeito Eures Ribeiro destacou que o novo mercado municipal vai dar dignidade para a cidade, que recebe milhares de visitantes todos os anos, que antes não tinham um lugar propício, com condições sanitárias adequadas para receber os romeiros.

O mercado, junto com a feira, tem um lugar todo especial no coração do lapense. A obra não é apenas uma estrutura física, é a história sendo recontada, a cultura em cena e a economia popular girando mais forte na Capital Baiana da Fé. Por mais que a cidade tenha crescido e grandes centros comerciais tenham se instalado no município, nada substitui a cultura popular de compras no mercado, com produtos da agricultura familiar, que é uma tradição.

O espaço vira desde já um modelo para as cidades de toda a região, demonstrando um pouco da modernidade e da boa estrutura que foi feita durante esses anos que valeram a pena a espera para que o novo Mercado Municipal de Bom Jesus da Lapa pudesse finalmente ser entregue ao povo.


Compartilhe:

Comentários: