Comemorações online marcam o aniversário de 129 anos de Barreiras

A transmissão foi ao vivo por meio de Lives nas redes sociais da Prefeitura.

Com Informações Ascom/Barreiras

Homenagens e eventos festivos marcaram a comemoração dos 129 anos de emancipação política de Barreiras. No dia 26 de Maio, a maior cidade do Oeste baiano celebrou as conquistas e o desenvolvimento tão marcantes nos últimos anos.

Em meio à pandemia do Coronavírus, as ações foram adaptadas seguindo as orientações para evitar aglomerações, com a população em casa, de onde foi possível acompanhar os Atos Oficias por meio da transmissão ao vivo nas redes sociais da Prefeitura – através de live pelo Facebook e Instagram.

Com formato especial, o Hasteamento das Bandeiras foi realizado com participação do prefeito Zito Barbosa, da vice-prefeita Karlúcia Macêdo, do presidente da Câmara de Vereadores, Eurico Queiroz e demais vereadores, secretários, do comandante do 4º Batalhão de Engenharia e Construção, Eduardo Henrique da Silva Bastos e do comandante do Policiamento Regional do Oeste, Osival Cardoso.

Em agradecimento por mais um ano comemorativo, o prefeito de Barreiras destacou o desenvolvimento e o cuidado que a administração tem tido nesse momento de pandemia.  “Hoje é um dia muito importante para mim, porque é o dia que escolhi para agradecer ao povo de Barreiras pela oportunidade de ser Prefeito dessa cidade extraordinária, e a confiança que depositaram para administrarmos a cidade mais importante da região Oeste. Ao contrário dos anos anteriores, esse está sendo um aniversário sem festa, sem a presença da população, mas com muito a comemorar no desenvolvimento que já alcançamos e com novas obras autorizadas, dando sequencia ao progresso promissor desse município”, disse Zito Barbosa.

Entrega de Obras

Na sequência o prefeito Zito Barbosa entregou a população, a Escola Municipal Mirandolina Ribeiro Macêdo, construída em Barreirinhas com 18 salas para atender 1.150 estudantes em um ambiente que reúne modernidade, sustentabilidade, conforto e qualidade, com refeitório, laboratórios, um auditório que recebeu o nome “João do Biriba” e o ginásio poliesportivo com o nome de “Mateus Viana de Souza”, representados no Ato Solene por familiares.

Também foram entregues 26 obras concluídas, dentre elas o Centro Municipal de Educação Infantil Rosália Silva de Carvalho; Centro Municipal de Educação Infantil São Francisco de Assis; Centro Municipal de Educação Infantil do bairro Ribeirão; a nova Unidade de Saúde do Barrocão de Baixo Gérson Freitas e a pavimentação da estrada na comunidade; a Unidade de Saúde Antônia Zélia totalmente reformada; quadras poliesportivas nas comunidades Barreiras Sul e Val da Boa Esperança; requalificação asfáltica nos bairros: Vila dos SAS, Barreirinhas, Morada Nobre, Vila Júri, Vila Regina, São Pedro e Conjunto Habitacional Buritis; reforma das escolas municipais: Carmosa Francisca da Silva, Joaquim Neto, Roberto Santos, Alberto Amorim e Francisco Joaquim de Lima. As obras entregues ainda alcançam 40 novos pontos de ônibus; duas pontes na comunidade Forquilha do Rio, uma ponte construída de concreto na comunidade Campo Erê e outra na comunidade Nova Esperança sobre o Rio de Ondas e Rio de Pedras.

Além de 22 obras que atualmente seguem em execução no município também foi anunciada para os próximos meses, a entrega da Escola Modelo da Morada da Lua.

No aniversário da cidade, o prefeito Zito Barbosa também presenteou os barreirenses com mais 12 novas obras que tiveram as ordens de serviço autorizadas na solenidade, sendo elas: Macrodrenagem com pavimentação asfáltica na Av. Luís Eduardo Magalhães, na Serra do Mimo; Requalificação e pavimentação asfáltica dos bairros Recanto dos Pássaros e Vila dos Soldados; Pavimentação em bloquetes no Residencial Boa Sorte e no bairro Boa Sorte; Construção de quadras poliesportivas nas comunidades Bezerro e Alto da Bela Vista; Construção de uma Unidade de Saúde na comunidade KM 30 e no bairro Barreiras I; Implantação do Sistema de Irrigação do Parque Multiuso Dom Ricardo Weberberger; Instalação da rede de energia no povoado de Palmeiras e Boca do Sucuriú, no Rio Branco.

“Tenho muita gratidão a Deus, ao povo de Barreiras, a nossa equipe de trabalho e a cada um dos 14 vereadores que nos ajudam na Câmara, a transformar nossa cidade e que me proporcionam hoje uma das maiores alegrias da minha vida pública, a entrega dessa grandiosa escola modelo na cidade em que eu nasci. Somando as obras entregues hoje, as que estão em andamento e as autorizadas, totalizam 60 obras que Barreiras está ganhando nesses 129 anos. É assim que estamos honrando nossos compromissos com o povo de Barreiras, é assim que seguiremos com investimentos em todos os setores da nossa administração”, destacou o prefeito Zito Barbosa.

Live Cultural

As festividades presenciais do aniversário de Barreiras foram adiadas e uma programação virtual com apresentações de poemas e músicas brasileiras, pop, cristã, gospel e eruditas foram transmitidas pelas redes sociais da prefeitura.

A Live Cultural com os professores da Escola Municipal Mirandolina Ribeiro Macêdo, foi coordenada pela Diretoria Municipal de Cultura e aconteceu na recém inaugurada Escola Municipal Mirandolina Ribeiro Macêdo, no palco do Auditório João de Biriba.

Durante 3 horas de programação eclética, milhares de internautas acompanharam a evolução dos professores no piano, violão, flautas, instrumentos de sopro, violino e voz. O professor de teatro, Osmar Mendes abriu a Live, com a declamação do poema Recomece, retratando o cotidiano atual.

“Conseguimos retratar nessas três horas de apresentação, que a música não tem fronteiras. Gostaríamos sim, de ter uma grande plateia, mas temos certeza que conseguimos levar nosso trabalho para as casas e ouvidos da população, reforçando a ideia de uma festa dentro de casa e no coração da gente. Foi divertido, prazeroso esse momento com todos os professores da Escola Municipal de Música Antoninho Sampaio”, disse coordenador do projeto e maestro Eudes Rocha.


Compartilhe:

Comentários: