CONSID FAZ ASSEMBLEIA DE ENCERRAMENTO DE 2020 E ENTREGA OS PLANOS DE DESENVOLVIMENTO PARTICIPATIVO

Ontem, 15, foi realizada a assembleia de encerramento anual do CONSID/UMOB. Foi realizada a prestação de contas anual das entidades e a despedida dos atuais gestores: Termosires Neto do CONSID e Marcio Mariano da UMOB. O evento contou as presenças virtuais do secretário de infraestrutura da Bahia, Dr. Marcus Cavalcanti; do diretor geral da ADAB, Mauricio Bacelar; do diretor executivo da Rede Nacional de Consórcios, Vitor Borges; Tiago Xavier do CODES – Conselho Estadual de Desenho Social e Econômico e Wellington José dos Santos da FEC – BA.

O secretário Dr. Marcus Cavalcanti ressaltou a importância da parceria ente a SEINFRA e o CONSID para a realização de obras na região, entre elas citou: a recuperação da BA 161, trecho BR 242/Gameleira da Lapa, Construção do acesso ao aeroporto de Formosa do Rio Preto e o acesso ao Parque de Exposições de Santana e o inicio da construção da ponte do Caruaru em Correntina. Vitor Borges da Rede Nacional de Consórcios anunciou a implantação de uma parceria pioneira entre o CONSID e DNIT para a manutenção de estradas federais. Esta parceria servirá de modelo para todo o Brasil.

Contamos, também, com as presenças do superintendente de desenvolvimento regional da SEDUR, Armindo Gonzales e o diretor de resíduos sólidos da SEDUR, Gustavo Andrade. Eles trataram da questão dos resíduos sólidos na nossa região e apresentaram o plano regional elaborado pelo governo estadual. Reafirmaram a importância dos consórcios na solução dessa questão ambiental tão grave.

Compareceram os prefeitos: Zito Barbosa, Barreiras; Márcio Mariano, Muquém do São Francisco; Termosires Neto, Formosa do Rio Preto; Zé Carlos, São Desiderio e Maguila de Correntina. Também participaram os prefeitos eleitos: Mezo, Angical; Zezo, Santa Rita de Cássia; Júnior Marabá, Luís Eduardo Magalhães; Geovani, Catolandia e Arival Viana de Buritirama.

Também presente os promotores públicos, André Fetal e Eduardo Bittencourt que falaram sobre as ações do MP e explanaram sobre a importância dos Planos de Educação Ambiental e de Resíduos Sólidos .

Na ocasião foram entregues aos municípios de Formosa do Rio Preto, Catolândia, Baianópolis, Cristópolis e Muquém do São Francisco os seus Planos de Desenvolvimento Participativo elaborados pelo CONSID e UFOB, um trabalho brilhantemente coordenado pelo Professor Prudente de Almeida Neto. Os PDPs são frutos de uma parceria entre a UFOB, CONSID e munícipios  que possibilitou a construção e atualização dos planos municipais de desenvolvimento com um custo inferior a R$ 2,00 por habitante, viabilizando assim a sua realização pelas prefeituras de pequeno porte.

A reunião foi conduzida pela secretária executiva do CONSID, Erika Seixas, que  encerrou o evento conclamando os prefeitos eleitos para participarem ativamente do CONSID e se fortalecerem mutuamente.

Ascom CONSID


Compartilhe:

Comentários: