Cotegipe realiza a III Conferência das Cidades

DSCN6234

“Função Social da Sociedade e da propriedade: Cidades inclusivas, participativas e socialmente justas” foi o tema da Conferência (FOTOS: Jayme Modesto)

Jayme Modesto

Cotegipe, no Oeste do Estado realizou no dia 05/07, a 3ª Conferência Municipal das Cidades, com a presença de lideranças, autoridades municipais e um grande público. A Conferência foi realizada no plenário da Câmara de Vereadores, evento este preparatório para a Conferência Estadual e a Nacional das Cidades.A mesa foi composta pela vice-prefeita, Beatriz Batista Calado, secretários de governo, vereadores e a palestrante Drª. Bárbara Mariani.

Com o tema: “Função Social da Sociedade e da propriedade: Cidades inclusivas, participativas e socialmente justas”, a Conferência tratou sobre várias questões como habitação, saneamento básico, acessibilidade e mobilidade, espaços públicos, meio ambientes, cidadania e transporte. Na oportunidade foram debatidas também questões relacionadas ao desenvolvimento urbano da cidade, elencando propostas para o município e propondo novas metas para o efetivo desenvolvimento do município.

As propostas aprovadas em plenária e os relatórios finais serão encaminhados para a Conferência Estadual, que será realizada em Salvador, com data ainda a ser definida.

DSCN6210

O município estará representado na etapa estadual por quatro delegados escolhidos na Conferência Municipal, sendo representantes do Poder Público e da Sociedade Civil, são eles: Alcinésio Lopes da Silva – representação não governamental; Edgar Silva da Cruz-representação dos trabalhadores; Adão Pedro de Araújo-representação do Poder Público; Wilca Santiago Vinvin-representação do Poder Público.

A presidente da mesa Luzimar Almeida, abriu os trabalhos apresentando a composição da mesa. Na oportunidade ele ressaltou a importância do evento. “É nesse encontro que vamos traçar diretrizes para o desenvolvimento do nosso município. Aqui trazemos nossas críticas e ideias para podermos construir uma cidade cada vez melhor”.

Solange Silveira, chefe de gabinete e representante do chefe do executivo, fez um apanhado histórico do município de Cotegipe e ressaltou.

“Um encontro como esse visa promover uma maior interação entre o governo e o povo. A Conferência tem como finalidade a elaboração de projetos e soluções essenciais para a nossa cidade, promover políticas públicas destacando o desenvolvimento urbano, sendo ainda um instrumento que codifica toda a situação municipal”, disse Solange destacando ainda, a importância da Conferência como mais um instrumento de participação popular que reúne cidadãos das zonas urbana e rural. “É de grande importância a realização dessa Conferência na sede do Poder Legislativo, pois aqui é a casa do povo. Sem a participação popular não teremos um município forte. E as Conferências são importantes, pois promovem um desenvolvimento maior para nossas cidades”.

De acordo com a palestrante Barbara Mariani, cerca de 80% da população brasileira vive nas cidades, uma média de 160 milhões de pessoas. “Essa concentração da população nas áreas urbanas, sem o planejamento adequado, acarreta em alguns problemas para a qualidade de vida da geração atual, comprometendo a sustentabilidade no futuro. A ideia é que a conferência oportunize o debate de soluções para esses problemas. Uma oportunidade de realizar um amplo levantamento e debate das demandas coletivas do nosso município, propondo soluções a curto, médio e longo prazo”, destacou Bárbara, reiterando que a construção de uma política que vise o desenvolvimento urbano deve ser pensada e gestada com a participação social.

Na oportunidade Barbara pontuou as propostas que foram debatidas nos três eixos: Quais as potencialidades econômicas da sua cidade? Quais são os principais conflitos existentes na sua cidade, e que interesse estão em disputa? -Qual o órgão responsável para o Meio Ambiente do município.

DSCN6178

 


Compartilhe:

Comentários: