Criado grupo de trabalho para a retomada das atividades turísticas na Bahia

O objetivo é abrir o diálogo sobre estratégias para a recuperação do setor, visando garantir geração de emprego e renda.


Foto: Tatiana Azeviche/Setur-Ba

Com Informações UPB

O grupo de trabalho foi criado na manhã de quarta-feira (30), com o objetivo de propor medidas para a retomada das atividades turísticas nos municípios baianos, com ações de enfrentamento à pandemia.

O encontro realizado pela Secretaria de Turismo do Estado da Bahia (Setur), contou com representantes da União dos Municípios da Bahia (UPB), das Secretarias Estaduais de Saúde e Cultura, da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, da Assembleia Legislativa, do Trade Turístico, da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis – Seção Bahia (ABIH-BA) e dos Blocos Afro.

“Desde que assumi a Setur, venho mantendo diálogo com os diversos setores ligados ao turismo e vi a necessidade de unir forças e criar um comitê para fazer um diagnóstico relativo às atividades turísticas durante a pandemia”, disse o secretário de Turismo, Maurício Bacellar.

Entre as questões discutidas está a expectativa do setor, de que a partir dos próximos 15 dias, já possam programar medidas para incentivar a vinda de visitantes para o estado. Além de perspectivas do Conselho Baiano de Turismo (CBTur), para o próximo verão, de um aumento com no mínimo 10% na taxa de ocupação hoteleira em relação a 2021.

A coordenadora de Capacitação e Eventos da UPB, Gabriela Ribeiro, ressaltou o problema dos municípios com o horário reduzido dos decretos de toque de recolher. “Sugiro a possibilidade de fazer um decreto específico para as regiões turísticas. Porque se estender esse período, mesmo diminuindo a capacidade do restaurante, não gera aglomeração”, ponderou.

De acordo com a representante da UPB, está sendo criada uma Câmara Setorial de Turismo, para levar as informações que serão discutidas no grupo de trabalho aos gestores dos municípios da Bahia.

Uma nova reunião ficou agendada para a próxima semana com o Trade Turístico a fim discutir a formação dos pacotes de turismo para os municípios, entre outros aspectos.


Compartilhe:

Comentários: