Deputado entrega certificados do Cadastro Estadual Florestal de Imóveis Rurais em Barreiras

03

Ascom do deputado

A Prefeitura de Barreiras iniciou nesta sexta-feira (06), a entrega dos certificados dos agricultores familiares que realizaram o Cadastro Estadual Florestal de Imóveis Rurais (CEFIR). A articulação do deputado estadual Antonio Henrique Júnior entre os produtores da região Oeste e as secretarias estaduais do Meio Ambiente e de Desenvolvimento Rural foi fundamental para a agilidade do processo.

O cadastramento no CEFIR permite a regularização ambiental do imóvel rural, incluindo o registro de área de Reserva Legal e a regularização de passivos ambientais existentes. O seu principal objetivo é a formação de um banco de dados e informações que servirão para controle, monitoramento e planejamento ambiental e econômico do município.

“A formação do cadastro e a certificação dos agricultores é importante porque dessa forma estamos atuando em duas frentes fundamentais para todo o estado, mas essencialmente para a região Oeste: uma é a preservação do meio ambiente e a outra é a segurança para o desenvolvimento da agricultura na região, que é uma das locomotivas do setor na Bahia”, afirmou o deputado.

Nessa primeira etapa serão cadastrados 1.688 agricultores familiares das Comunidades da Conquista e Arraial da Penha. São considerados agricultores familiares, proprietários e posseiros rurais de imóveis com até 04 (quatro) módulos fiscais, que desenvolvam atividades de produção familiar, inclusive os assentamentos e projetos de reforma agrária e as comunidades tradicionais.

A entrega dos certificados aconteceu no Salão da Casa Paroquial Dom Ricardo e contou com as presenças de Ozimar Amorim, secretário municipal Desenvolvimento Agrário e Abastecimento de Barreiras; Nailton Almeida, secretário Municipal de Meio Ambiente; Emerson Cardoso, gerente regional do Sebrae Barreiras; Saul Cavalcante, coordenador da Unidade Regional do Oeste do INEMA; e Diego Lima, coordenador da empresa PET – Projetos e Topografia, responsável pelo cadastramento.

02

 


Compartilhe:

Comentários: