Desafios avanços e conquistas na gestão Arthur Silva

Barra - Rua do Pelotão (Jerry Souza) - Depois

Rua do Pelotão foi estruturada (Foto: Jerry Souza)

Jayme Modesto

O histórico município da Barra, cheio de encantos, tradições culturais e história, nos últimos anos passou por uma efetiva e concreta transformação. Em uma marcha ascendente, Barra chega 2016, atingindo avanços importantes e ocupando lugar de destaque no Oeste, como um dos mais importantes municípios do estado. Edificada a margem esquerda do velho Chico, no encontro das águas com Rio Grande, onde forma mais um lindo espetáculo da natureza, – Barra é uma cidade cheia de encantos e mistérios.

Arthur Silva e FamíliaA partir da gestão Arthur Silva, Barra deu uma significativa guinada na busca da recuperação social, econômica e cultural, cujos resultados positivos verificam-se em todos os setores da sociedade
organizada e em toda a área territorial do município. Neste contexto, a nova Barra vem inspirando progresso e motivando sua população a trabalhar em busca deste crescimento, colocando o município em lugar de destaque no contexto das demais prósperas cidades da Bahia e do Brasil.

Há sete anos no comando da Prefeitura de Barra, o prefeito Arthur Silva evidenciou ao Jornal Gazeta do Oeste os desafios e conquistas de seu governo. “Sabemos que a situação do país é difícil e em Barra, assim como em todos os municípios a situação não é diferente, para enfrentar estas adversidades, tivemos que promover ajustes, pois as dificuldades são muitas e o grande desafio é a questão financeira que os municípios atravessam. Como todos os municípios estamos passando por uma fase de dificuldades, é uma situação complicada para todos os gestores, pois somos muitos dependentes dos repasses oficiais, e com a redução do FPM, se tornou mais complicado ainda”.

Para o prefeito Arthur Silva, ouvir com atenção, com responsabilidade e com verdade para atender as demandas e as necessidades da população, tem sido um dos grandes desafios do seu governo nesses sete anos de gestão. Desafio que se soma a outros tantos, mas que se faz presente como pano de fundo em todas as decisões do governo municipal. “A palavra de ordem tem sido transformar”. Transformação que continuará sendo a mola propulsora para a realização de inúmeras ações anunciadas, que deverão ser cumpridas até dezembro de 2016.

O país, estados e municípios tem vivido momentos de dificuldades políticas administrativas, exigindo ajustes e adequações para o desenvolvimento de ações, que são essenciais para o bem-estar
e qualidade de vida da população. “Eu sempre falo que a população acha que a crise e só em Brasília, na verdade Brasília é apenas um centro de decisões e o que é decidido lá reflete aqui. Mas, a gente vem desde a gestão anterior, como prefeito reeleito, tendo o cuidado de contratar e fazer um banco de projetos para poder captar recursos”, destacou Arthur.

Conforme o gestor um destes projetos foi exatamente o de pavimentação de ruas e o bairro Sagrada Família foi um dos contemplados, era um bairro que passava por muitos problemas na época de chuva com alagamentos e com muita poeira na época da seca. “Hoje estamos entregando à população um bairro totalmente estruturado. Além da pavimentação, dotamos este bairro de toda infraestrutura, com esgotamento sanitário, a iluminação do Dic e da entrada da cidade. Construímos ainda uma grande escola, um posto de saúde da família sendo um dos melhores do município,
com médicos e dentistas. Vamos também inaugurar em breve a terceira grande creche do pró-infâncias com capacidade para 240 crianças. Já temos duas em pleno funcionamento, é uma série de melhorias neste bairro”, frisou Arthur.

Barra - Rua Subestação 1 (Rua Avelino Freitas), (Jerry Souza) - Depois

Pavimentação de ruas (Foto: Jerry Souza)

O prefeito garante que a sua gestão foi marcada por grandes realizações, em toda áreas do município. Este ano o governo municipal em parceria com o governo estadual e federal entregou ainda 600 casas do programa Minha Casa Minha Vida e um hospital, além de inúmeras outras obras. Barra tem recebido uma série de obras estruturantes. “Com isso estamos procurando construir uma base para que o município cresça com sustentabilidade. Sempre destaco que uma das grandes obras de Barra e a mais importante da história foi a implantação da UFOB, que é a que vai construir uma base no crescimento certo através do caminho da educação. Estamos fazendo a nossa parte principalmente cuidando de nossas crianças, desde a creche que é uma de nossas prioridades no
ensino infantil, passando pelo fundamental com uma parceria forte com o governo do estado”, evidenciou.

Segundo Arthur são mais de 1200 alunos fazendo o segundo grau na zona rural, morando nas suas localidades ajudando a família e estudando. Muitos destes passaram no ENEM e já estão fazendo faculdade na sede nos cursos de Agronomia e Veterinária. Esse é um conjunto de ações que vem movendo o desenvolvimento do município. “Hoje temos inúmeros outros projetos, batendo um recorde histórico, somando todos os prefeitos da história da Barra, nos já ultrapassamos em termos de calçamento e infraestrutura todas as outras  administrações. Temos ainda inúmeros projetos inclusive de calçamentos a serem realizados. Reconhecemos e agradecemos ao vice-governador, João Leão quando deputado, e também ao nosso deputado Cacá Leão, que não tem medido esforços para canalizar recursos para a Barra através de emendas parlamentar”.

Barra (7) - Jerry SouzaDe acordo com Arthur, para 2016 o governo municipal dará prioridade a outras obras que ficaram paralisadas. Estão sendo construídos quatro ginásios de esporte já em fase de acabamento na zona rural. Para continuidade das obras paralisadas, já foram assegurado graças ao deputado Cacá Leão, recursos de 300 mil, 880 mil, e agora saiu mais 500 mil. “Acredito que se conseguimos
concluir todos os nossos projetos e obras que estão em andamento, vamos conseguir fechar este mandato de forma excelente”, disse o prefeito.

É esse cenário de desenvolvimento econômico-social que se desenha a cada amanhecer é o resultado do trabalho de uma equipe comprometida com o município e a população. “Apesar de tudo,
procuramos não falar em crise, mas em oportunidades. Temos absoluta convicção que estamos no caminho certo. Acreditamos naquilo que estamos fazendo, pois gestão e planejamento são palavras de ordem em nosso governo. Não se enganem: Barra é um município em transformação!”


Compartilhe:

Comentários: