Dia D contra o Sarampo intensificou vacinação em crianças menores de 5 anos

A campanha de combate ao Sarampo segue até 30 de Novembro, em todas as Unidades de Saúde.


Somente neste dia foram disponibilizadas cerca de 3.800 doses da vacina.

O sábado (19) foi dedicado à prevenção contra o Sarampo. A doença que tem acendido novamente o alerta em todo o país é altamente contagiosa, podendo ser transmitida por pessoas de qualquer idade. Em Barreiras, as 26 salas de vacinação foram preparadas para receber crianças entre seis meses e menores de 5 anos no Dia D, somente neste dia foram disponibilizadas cerca de 3.800 doses da vacina.

Conforme o secretário municipal de saúde, Anderson Vian, ao longo de todo mês a população tem recebido nas unidades de saúde orientações sobre a prevenção e o tratamento em casos suspeitos. “O estímulo à imunização dessa doença ocorre em meio a um surto que se concentra em algumas cidades do nosso país, e aqui no nosso município, realizamos a prevenção através das orientações necessárias para todos os munícipes. Em casos suspeitos é realizado de imediato o bloqueio com a equipe especializada de imunização. Nesse dia D, as famílias também tiveram a oportunidade de atualizar a caderneta de vacinação”, esclareceu o secretário.

Dona Valéria dos Santos acordou bem cedo para vacinar a pequena Eloá, de três anos, na Unidade de Saúde Martina Clara, em Barreirinhas. Para a surpresa da avó, a neta já estava imunizada contra o sarampo e precisou tomar apenas a vitamina A. “Vacinar é um ato de amor, evita muitas doenças. Ainda bem que a caderneta de vacinação dela está em dias”, disse.

A campanha de combate ao Sarampo segue até 30 de Novembro, em todas as Unidades de Saúde.

 

Cintia Reis também levou os filhos à Unidade de Saúde Emilly Raquel. Ela ficou aliviada quando a pequena Laura de um ano, tomou a primeira dose contra o sarampo. “Ficamos um pouco apreensivas com o choro na hora da aplicação da vacina, mas sabemos o quanto é importante estar imunizado. Não podemos deixar doenças que eram consideradas erradicadas, retornarem”, pontuou.

A campanha contra o sarampo continua de forma seletiva até 30 de novembro. Até 25 de outubro continua sendo realizada a vacinação de todas as crianças não vacinadas de seis meses a menores de cinco anos. Já nas datas 18 a 30 de novembro, a vacinação será para adultos não vacinados, dessa vez o dia “D” será no dia 30 de novembro. Na zona rural, a Campanha contra o Sarampo será no período de 07 a 18 de Novembro.


Compartilhe:

Comentários: