Dia de Campo orienta cultivo de hortaliças em Sistema de Gotejamento na Comunidade Vereda das Lajes

Durante a programação serão realizadas ações envolvendo os estudantes e as famílias do campo.

Dando continuidade à programação da Semana Municipal de Agricultura e Sustentabilidade, desenvolvida e coordenada pela Secretaria Municipal de Agricultura e Tecnologia, a Prefeitura de Barreiras realizou nessa sexta-feira (26) o Dia de Campo com orientações sobre o cultivo de Hortaliças em Sistema de Gotejamento, na Comunidade Vereda das Lajes.

O evento que integra o Projeto Vale Produtivo reuniu agricultores das comunidades próximas, estudantes da Escola Municipal Manoel Rocha Filho e os parceiros da Semana da Agricultura e Sustentabilidade na troca de conhecimento, com orientações de temas como: manejo do solo, controle biológico, proteção de nascentes, cultivo de hortaliças, conservação dos recursos naturais e sobre o sistema de irrigação e gotejamento para produção de hortaliças.

A abertura oficial do Dia de Campo aconteceu nas propriedades dos agricultores João Arcanjo e João Lino e contou com a presença do secretário municipal de agricultura e tecnologia, José Marques, coordenador da Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo, Ronaldo Ursulino, vereador Alcione Rodrigues, também do analista ambiental da AIBA, Danilo Cardoso, engenheira agrônoma Mariela Carla Oliveira representando a JCO Fertilizantes e produtores rurais, diretor acadêmico do curso de agronomia da UNIRB, Armando Silvestre, coordenador do curso de agronomia da FASB, Jorge da Silva Júnior e o coordenador do curso de agronomia da UNEB, Reginaldo Cerqueira.

Alunos da Escola Municipal Manoel Rocha Filho.

“Dentre as várias ações desenvolvidas nessa Semana Municipal de Agricultura e Sustentabilidade, esse Dia de Campo foi de extrema importância para o agricultor familiar. O Projeto que foi criado através da Lei Nº 1.363, 23 de abril de 2019, busca desenvolver ações positivas e que agregam conhecimentos aos agricultores, uma vez que é aqui no campo que de fato obtemos mais de 70% de toda nossa produção alimentar. Agradecemos a todos pela colaboração e desenvolvimento desse projeto que também integra o Projeto Vale Produtivo, oferecendo aos produtores apoio e assistência técnica na produção de alimentos, com fornecimento de maquinário para preparo do solo e doação de calcário”, destacou o secretário municipal José Marques.

Após apresentação da horta e seus benefícios aos estudantes, os agricultores familiares visitaram as estações subdividas nas propriedades. Focado nas explicações dos acadêmicos da FASB sobre o Projeto Frutos do Cerrado e as orientações de como combater as principais doenças e manejo integrado contra pragas, ministrado pela equipe do JCO, o agricultor João Lino ficou surpreso com a diversidade de outros produtos feitos com plantas comestíveis não convencionais. “Realmente fiquei surpreso, são técnicas que não sabia, e com certeza irei aplicar no meu dia a dia. É muito importante aprender novas coisas”, disse.

Preocupados com a preservação ambiental, a equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo apresentou em maquete realística como é realizado a preservação de uma nascente, abordando sua importância e características. O agricultor Selmo Sherfer de 70 anos prestou bastante atenção nas explicações sobre as técnicas de enxertia, ministradas pela equipe da UNEB e nas dicas dos técnicos da SEMATUR. “Já sabia algumas coisas sobre essas técnicas, mas hoje aprendi coisas novas, essas ações nos deixam atualizados, é muito importante, inclusive entender o papel das nascentes em nossas vidas”.

O evento que integra o Projeto Vale Produtivo reuniu agricultores das comunidades próximas.

Nesse domingo (28) a Prefeitura de Barreiras realiza a Caravana da Cidadania na Comunidade do Bezerro, dentro da programação da Semana Municipal da Agricultura e Sustentabilidade, a Secretaria Municipal de Agricultura realizará ações envolvendo os estudantes e as famílias do campo. Já na próxima terça-feira (30) será realizado no Centro Cultural Rivelino Silva de Carvalho, o Seminário Compras Instituições – Gestor Público e Agricultura Familiar.


Compartilhe:

Comentários: